Pela primeira vez, cinco empresas receberam, em uma mesma edição, o ambicionado Prêmio Nacional da Qualidade, promovido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Duas delas são da Região Sul - a Fras-le e a Gerdau Riograndense. Elas dividiram o palco das empresas de classe mundial com Alumínio Brasileiro, Promon e a unidade de abastecimento da Petrobras. Um total de 58 organizações foram inscritas e apenas 24 passaram para a segunda fase da avaliação. As companhias vencedoras seguem o Modelo de Excelência da Gestão (MEG – proposto pela FNQ) e atingiram pontuação entre 700 e 800 pontos [em uma escala de avaliação de 0 a 1000] nos quesitos liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos; e resultados. “Elas são as melhores em todas essas dimensões. É uma garantia de destaque em relação às demais”, reforça Michal Gartenkraut, presidente-executivo do FNQ. (Clique aqui para ler a entrevista com Gartenkraut na edição 235 de AMANHÃ)
Tanto a Fras-le, uma das líderes mundiais em produção de materiais de fricção, quanto a Gerdau Riograndense, pioneira na utilização de sucata como matéria-prima, beneficiaram-se da proposta de gestão da FNQ. “O ponto forte de adotar uma gestão de qualidade é que conseguimos conhecer a visão do cliente e da comunidade na qual estamos inseridos”, destaca Dirceu Tarcisio Togni, diretor industrial no segmento de aços longos do grupo no Brasil e representante da Gerdau Riograndense. É a primeira vez que a companhia concorre ao prêmio. Luiz Antonio Oselame, diretor executivo da Fras-le, acredita que a gestão de qualidade é o único caminho para as empresas sobreviverem no futuro. Para isso, a companhia deve focar a atenção nos públicos relevantes: comunidade, clientes, investidores e recursos humanos. “Se tratarmos bem nossos funcionários, vamos dar melhores resultados para os clientes. Com isso, os investidores terão melhor retorno e continuarão investindo na comunidade”, resume Oselame.
A superioridade dos resultados de empresas que seguem o MEG é comprovada em uma pesquisa realizada pela FNQ em parceria com a Serasa. Os indicadores das 137 usuárias do MEG foram comparados com os das demais empresas dos setores em que atuam. Com relação ao faturamento, as indústrias filiadas obtiveram um crescimento de 54% e as demais, 31,3% – no período de 1999 a 2006. No comércio, a diferença dos resultados é ainda maior. O faturamento das seguidoras do MEG cresceu 85,5%. No mesmo período, as demais acumularam aumento de 40,9%. O percentual da margem de lucro sobre o faturamento também é superior entre as empresas afiliadas. Na indústria, elas acumularam 19,5% de crescimento (ante 8,5% das não-afiliadas). No setor de serviços, a diferença é de 17,7% para 9,9% e, no comércio, 2,2% ante 2,0% das não-afiliadas. (Fernanda Arechavaleta)
6 comentários:
Podemos através deste texto perceber a importância de uma gestão de qualidade, pois através desta consegue-se conhecer a visão do cliente e da comunidade na qual se esta inserido.
Conforme destacou Luiz Antonio Oselame, diretor executivo da Fras-le, “a gestão de qualidade é o único caminho para as empresas sobreviverem no futuro”.
Para isto é necessário que as companhias foquem a atenção nos públicos relevantes, que são comunidade, clientes, investidores e recursos humanos.
Através de pesquisa realizada pela FNQ em parceria com a Serasa, ficou comprovada a superioridade dos resultados em faturamento de empresas que seguem o MEG versus as demais empresas dos setores em que atuam não seguidoras do MEG.
Crescentemente temos percebido que
os clientes estão ficando cada vez mais exigentes quanto à qualidade nas suas compras. Eles querem logo saber que a sua empresa vai satisfazer às suas necessidades. Um Sistema de Gestão da Qualidade certificado demonstra o seu compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente.
Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade vai ajudá-lo a aumentar a satisfação do cliente, atingir maior consistência e aprimorar seus processos internos. Irá minimizar os riscos de que as expectativas do cliente não sejam cumpridas.
Cada tipo de negócio tem determinados processos operacionais críticos para seus objetivos estratégicos. O aperfeiçoamento da empresa depende da sua capacidade de perceber as suas forças, fraquezas, e oportunidades de melhoria. Com a abordagem de nossa certificação com base em riscos, os auditores da DNV avaliam o quão bem o seu Sistema de Gestão da Qualidade sustenta as áreas de maior importância para você, além de medir sua conformidade com os padrões que selecionar.
Por enquanto é isso!
Valeu...
A importância da qualidade pode ser trabalhanda de várias maneiras, adequando-se ao objetivo estratégico de cada organização, podenddo ser aplicada, em todos os setores, na busca de um processo de melhoria contínua. Vários estudos comprovam que quando a qualidade de um produto é elevada os possíveis custos são normalmente compensados pelos lucros obtidos. No entanto, os gestores devem definir uma estratégia de implementação que permita a satisfação total das expectativas do consumidor, além de ser caracterizada por uma gestão dos recursos humanos aliada a um ajustamento contínuo da cultura da empresa.
Para adotarmos uma gestão de qualidade de uma maneira otimizada é de extrema relevância conseguirmos conhecer a visão do cliente e da comunidade na qual estamos inseridos.
Conforme Oselame o único caminho para que as empresas sobrevivam no futuro é estarem agregadas a uma gestão de qualidade
Para isso, a companhia deve focar a atenção nos públicos relevantes: comunidade, clientes, investidores e recursos humanos.
Tratar bem os funcionários gera melhores resultados aos clientes, e assim os investidores terão melhor retorno e continuarão investindo na comunidade.
O objetivo do Sistema de Gestão de Qualidade é ajudar a uma organização geralmente empresarial, a melhorar continuamente os níveis de satisfação de seus clientes, atendendo suas expectativa e necessidades. A qualidade deixa de ser uma função e responsabilidade especifica de gerentes de departamentos de qualidade para ser exercida por todos os empregados em todas as fases do processo produtivo. Atender às expectativas vai requerer da empresa estar sempre adiante das necessidades dos clientes, e para tal deve estar empenhada na melhoria contínua de produtos e processos. a criação de um sistema de informações sobre o quê e como produzir, assim como o estabelecimento de formas de comunicação entre empresa, seus fornecedores e clientes,
são recomendações presente em todas as obras sobre qualidade. E vale ressaltar que, na literatura sobre qualidade, cliente tem um significado mais amplo que o utilizado tradicionalmente, ou seja, de consumidor de bens e serviços finais oferecidos pela empresa.
A través do Sistema de Gestão da Qualidade, a empresa demonstra a previsibilidade das suas operações internas e a capacidade de ir ao encontro das necessidades do cliente.
Uma empresa trabalhando de acordo com um Sistema de Gestão de Qualidade é uma empresa mais eficiente e eficaz. Além disso, percebe-se que a responsabilidade, motivação e compromisso da equipe vão melhorar. Um Sistema de Gestão de Qualidade certificado também é cada vez mais uma exigência contratual. O certificado garante ao cliente que você tem os sistemas necessários implantados para cumprir suas obrigações contraídas.
As empresas devem buscar esse diferencial, sempre analisando, é claro, as vantagens que a certificação trará e também lembrando que um longo caminho precisa ser percorrido rumo à certificação.
Postar um comentário