segunda-feira, 28 de abril de 2008

14 princípios da Qualidade Total

Pessoal, tragam exemplos pesquisados no Google, por exemplo, de questões correlatas a algum dos princípios do Deming.

Os denominados "14 princípios", estabelecidos por Deming, constituem o fundamento dos ensinamentos ministrados aos altos executivos no Japão, em 1950 e nos anos subseqüentes. Esses princípios constituem a essência de sua filosofia e aplicam-se tanto a organizações pequenas como grandes, tanto na indústria de transformação como na de serviços. Do mesmo modo, aplicam-se a qualquer unidade ou divisão de uma empresa.
São os seguintes:

1º princípio: Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego;
2º princípio: Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação;
3º princípio: Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio;
4º princípio: Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço. Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança;
5º princípio: Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos;
6º princípio: Institua treinamento no local de trabalho;
7º princípio: Institua liderança. O objetivo da chefia deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor. A chefia administrativa está necessitando de uma revisão geral, tanto quanto a chefia dos trabalhadores de produção;
8º princípio: Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa;
9º princípio: Elimine as barreiras entre os departamentos. As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço;
10º princípio: Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade. Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema, estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores;
11º princípio: Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança; elimine o processo de administração por objetivos. Elimine o processo de administração por cifras, por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos através do exemplo de líderes;
12º princípio: Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho. A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade; remova as barreiras que privam as pessoas da administração e da engenharia de seu direito de orgulharem-se de seu desempenho. Isto significa a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos
13º princípio: Institua um forte programa de educação e auto-aprimoramento
14º princípio: Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo
Fonte: DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.

16 comentários:

Anônimo disse...

Trago casos do Google e da Microsoft. Apesar de talvez não estar diretamente ligada aos pontos de Deming, acredito que essas empresas refletem bem o que é qualidade.
Apesar de terem crescido devido as suas inovações, não podemos descartar a capacidade de liderança de seus diretores e acima de tudo a forma como eles comandam suas organizações.
As duas possuem um tratamento inigualável com seus colaboradores, visando sempre o bem estar deles. Claro que sabemos que talvez não seja este o principal objetivo por tratarem bem seus funcionários e sim fazer com que eles trabalhem bastante e produzam. Mas o interessante é que eles conseguem fazer com que todos da empresa trabalhem pela empresa.
Acredito que isto está intimamente ligado a Constância de Propósitos e à Liderança, ambos indispensáveis para obter Qualidade.
Constância de propósitos porque os diretores fazem com que todos trabalhem com o mesmo objetivo, criar, produzir, lucrar...
E Liderança porque é totalmente indispensável os diretores serem líderes para poderem fazer com que seus colaboradores trabalhem pela empresa e não por dinheiro.
Por fim, finalizo dizendo que de nada adianta ter idéias inovadoras se não possuir Qualidade. A organização sobrevive talvez 5 anos, mas nao 50.

Unknown disse...

Muitas empresas do setor varejista começaram a mudar a sua gestão de pessoal de um tempo para cá. Acredito que em busca de melhoramento e Qualidade, atitudes estas que refletem alguns dos princípios de Deming. Grupos como Carrefour e Magazine Luiza estão investindo cada vez mais no treinamento de seus funcionários, especialmente de diretores de lojas e gerentes, introduzindo neles a cultura da empresa e a possibilidade de ascensão profissional. A rede de supermercados Carrefour está abrindo novas lojas, gerando assim uma enorme quantidade de empregos. A empresa enfoca as suas ações no planejamento estratégico de líderes. O Carrefour acredita que uma boa equipe só funciona se tiver um bom líder. Em 2006, por exemplo, destinou 24 milhões para capacitação de seu pessoal; e medidas como formação de líderes reduziram a rotatividade em 20%. No Magazine Luiza o vendedor é visto como o carro-chefe da empresa. A principal ação desta organização é mostrar para seus funcionários uma administração aberta e fazer com que os seus colaboradores se sintam parte integrante do negócio. Para isso também investem em treinamentos para seus funcionários, além de oferecer-lhes benefícios e fazer constantes desafios e promoções internas.

Micheli Kirsch

Vanessa disse...

Como exemplo de aplicação dos 14 principios de deming, em relação a liderança trago o caso da rede de varejo de eletrodomésticos Ponto frio que passou por uma recente reestruturação com a entrada do novo líder Manoel Amorim,. O Ponto frio já foi líder do mercado, mas acabou sendo ultrapassado pela concorrência nos últimos anos, cresendo em ritmo lento. Com a entrada de Amorim a situação mudou, ele fez cortes de pessoal, reestruturou o abastecimento da rede, a fim de ganhar mas eficiência, abriu novas filiais em lugares com bom potencial de consumo,buscou parcerias, entre outras atitudes. Devido a sua determinação e atitudes ganhou o apelido de trator, mas apesar de tudo sua liderança tem sido muito bem sucedida, sendo que a empresa voltou a crescer e ganhar mercado.
Tudo graçasa a competência de um grande líder que sabe tomar as atitudes certas.

Vanessa disse...
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Unknown disse...
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Josy Ctb disse...
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Josy Ctb disse...

A cada ano que passa mais empresas investem em Qualidade e aderem às idéias do movimento pela Qualidade através das teorias de Deming, Juran, entre outras. Por exemplo, a Toyota, além disso, desenvolveu o Jidoka (“Fornecer às máquinas e aos operadores a habilidade de detectar quando uma condição anormal ocorreu e interromper imediatamente o trabalho. Isso possibilita que as operações construam a qualidade do produto em cada etapa do processo e separa os homens das máquinas para um trabalho mais eficiente“, ou seja, dar às máquinas a condição de elas mesmas detectarem as peças ruins, sem precisar de acompanhamento humano; também chamado automação inteligente) e implementou outras práticas para garantir a qualidade no processo. Por esta estratégia inovadora empresa passou a ter os melhores níveis de qualidade da indústria automobilística dos últimos 35 anos e a servir de exemplo a diversos outros setores.

Joseana Pergher

Unknown disse...

Dentre as empresas que adotam a gestão pela qualidade total, muitas são japonesas. Por exemplo, a Honda, quando passou a produzir nos Estados Unidos, utilizou o 1º princípio. Nos EUA, há mais estradas abertas e as pessoas ganham velocidade mais rapidamente, resultando em uma pressão maior sobre componentes das máquinas comprometendo sua qualidade. Portanto, melhorou seu produto para tornar-se competitiva em um novo mercado que se diferenciava bastante do japonês. De quebra, desenvolveu motores e sistemas de transmissão que podiam ser aplicados a motocicletas, carros, geradores, motores de popa e outros produtos, que se encaixa no 5º princípio, pois melhorou seu sistema de produção, melhorando a qualidade e a produtividade e reduzindo custos.

Rubem Mateus Ziegler.

Lázaro disse...

Na revista Exame da edição de agosto do ano passado, saiu uma reportagem comentando sobre o “boom” que a rede das Faculdades Anhanguera está vivenciando. A Anhanguera é como se fosse a Casas Bahia da educação, pois disponibiliza ensino superior de qualidade pelo menor preço. Várias estratégias utilizadas pelo diretor presidente, Antônio Carbonari, se relacionam com alguns dos 14 princípios do Deming. É dito que no primeiro princípio que, deve-se estabelecer uma constância de propósitos, que atenda as necessidades dos clientes. Para a Anhanguera, eles focaram em clientes de classe média e média baixa, que apostam em um diploma de nível superior, com um custo de até 50% mais barato que as concorrentes. Um ponto forte da Faculdade é que os campis ficam próximos das casas dos estudantes, região da periferia, conseqüentemente, diminuindo o custo de transporte para os alunos, atendendo a mais uma necessidade de sua clientela. Outro princípio que se relaciona com a realidade da Anhanguera, é o terceiro, que diz o seguinte, que deve acabar com a dependência da inspeção para garantir a qualidade. A inspeção não gera qualidade, apenas verifica a sua existência. Uma estratégia da Faculdade é monitorar a qualidade fazendo pesquisa de satisfação com os alunos. Eles avaliam as instalações físicas da universidade e dão nota aos professores. Caso o professor seja avaliado abaixo da média, este deverá fazer um curso de capacitação, fazendo assim, que cada um seja capaz de monitorar a qualidade do que faz, trabalhando para atingir os objetivos da empresa. O quarto princípio comenta que se deve desenvolver um único fornecedor. Em relação a isto, a Anhanguera tem parcerias com seis editoras, com o objetivo de reduzir os custos dos livros aos alunos, que chegam a um desconto de até 80% dos livros cobrados em livrarias.
O sétimo princípio, instituir a liderança, que acredito que não esteja diretamente ligado a isto, a Anhanguera contratou para os cargos de direção profissionais que passaram por grandes empresas do varejo e serviços, como a Ambev e a rede de Hotéis Blue Tree, para desenvolver esta função. Para o 13º princípio, instituir programa de educação e auto-aprimoramento, a Faculdade Anhanguera, está adotando políticas de recursos humanos, que é muito comum em empresas do setor privado, mas raras em escolas, que já começaram a adotá-las.

Gabriel disse...

Em relação aos 14 pontos para melhoria da qualidade pode-se tirar disso detalhes como treinar os funcionários,investir em tecnologias(que são fundamentais para o negócio) e principalmente envolver todas as pessoas da organização e fora dela são chaves para chegar à qualidade total. A Petrobrás é um exemplo referente aos principios de deming, devido seus esforços incessantes nos mostram cada vez mais de como o desenvolvimento tecnológico faz a diferença.Num passado não muito distante,reservas de petróleo no fundo do oceano não significavam riqueza,pelo fato de não ser possível retira-lo,esse desafio foi vencido por pesquisas que desenvolveram tal tecnologia para tornar esse tipo de extração possível.Fica evidente nesse exmeplo que absolutamente a qualidade da tecnologia faz com que novas barreiras sejam derrubadas,e que é extremamente um diferencial competitivo.Ressalto também para finalizar o 7º princípio que fala sobre a liderença e o papel que assume diante de vários circunstâncias dentro de uma organização.Contudo, o líder deve determinar normas rígidas,supervisionar,fiscalizar e ter o controle sobre os colaboradores para no final ter o sucesso alcançado.

Tiago Tonetto disse...

A ligação de Deming com a ascensão do Japão é fato marcante, assim trago o exemplo da Toyota, industria japonesa que trabalha amplamente os métodos de Deming. Desde os 14 principios até o sistema do Deming Cycle estar relacionado ao pensamento de Kaizen e tambem a tecnica de jus-in-time, tambem muito aplicada na Toyota. Lembro tambem que as certificações oferecidas pela toyota a sua rede de distribuidores passa pela aplicação e sustentação dos principios japoneses de gerir, assim fica evidente a utilização de métodos como o Kaizen, os principios de Deming e o just-in-time nas concessionárias que atuam aqui no Brasil.

Unknown disse...

Os denominados “14 princípios” estabelecidos por Deming constituem o fundamento dos ensinamentos ministrados aos executivos no Japão, em 1950 e nos anos subseqüentes. Aplicam-se a organizações pequenas e grandes, tanto na indústria de transformação como na de serviços. Do mesmo modo aplicam-se a qualquer unidade ou divisão de uma organização. Como exemplo podemos citar a Honda, que produz os seus produtos com o mais rigoroso controle de qualidade e faz questão de manter esse padrão através da excelência na prestação de seus serviços.

Aline P S Bandera disse...

Os "14 princípios da Qualidade Total" ou ciclo de Deming, visam a controlar e conseguir resultados eficazes e confiáveis nas atividades de uma organização. É um eficiente modo de apresentar uma melhoria no processo, padroniza as informações do controle de qualidade, evita erros lógicos nas análises e torna as informações mais fáceis de se entender. Pode também ser usado para facilitar a transição para o estilo de administração direcionada para melhoria contínua.
Um ótimo exemplo de aplicação desses princípios é a PETROBRÁS, uma Cia integrada que atua na exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados no Brasil e no exterior.
Uma empresa de energia com enorme responsabilidade social e profundamente preocupada com a preservação do meio ambiente.
Uma Cia que tem a sua trajetória de conquistas premiada por inúmeros recordes e pelo reconhecimento internacional.

Fábio Righi da Silva disse...

A Vale do Rio Doce é uma das empresas que se utilizam dos 14 princípios, pois ela investe em formação profissional através de um programa de fomento de profissionais operacionais e técnicos de nível médio com formação de qualidade nos mercados regionais em que a Vale tem operações. Desde o início do programa, em 2001, 6.053 aprendizes foram aprovados para formação prática, e desses, 4.498 foram contratados. É um investimento que vale a pena, pois ela já pode moldar o perfil do futuro funcionário através do curso. Assim, a empresa seleciona os aprendizes que melhor se encaixam no ritmo de trabalho.

Bruno Londero disse...
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Bruno Londero disse...

Observa-se que a qualidade total é um sistema administrativo que revolucionou as organizações, a ponto de tornar-se uma condição indispensável para o alcance do desenvolvimento e da prosperidade. Ela capacita e amplia a percepção das empresas para novas oportunidades, proporcionando um novo posicionamento estratégico. Por ser um processo que está em constante evolução, incorporando contribuições valiosas de inovações tecnológicas e administrativas, esta nova postura aumenta consideravelmente a competitividade das organizações.
Um exemplo a ser seguido é o da Refinaria Alberto Pasqualine.
A REFAP tem um processo sistematizado de melhoria de gestão e de benchmarking. Referenciais e consultorias internacionais são utilizadas, visando a excelência dos processos e resultados. Como exemplo, desde 1989, a REFAP participa dos estudos elaborados pela Solomon Associates Inc, empresa norte-americana especializada no estudo comparativo de refinarias. Além desses comparativos, há a análise com as unidades da Petrobrás. A partir de 1994, foram realizados na REFAP 3 ciclos de avaliação interna, segundo os critérios do Prêmio Nacional da Qualidade. Simultaneamente, também desde 1994, são realizadas as avaliações pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. Essas avaliações são um processo de aprendizado muito eficaz, pois, além do diagnóstico interno, vários gerentes e técnicos têm sido treinados nos critérios e metas mais desafiadoras são estabelecidas, trazendo objetivamente melhores desempenhos.