quarta-feira, 2 de abril de 2008

Qualidade Total

Pessoal,
Leiam o pequeno parágrafo abaixo e tragam exemplos de "cases" de empresas que aplicam técnicas e/ou ferramentas de gestão pela qualidade total.
Qualidade Total é uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes. Os princípios da Qualidade Total estão fundamentados na Administração Científica de Frederick Taylor(1856-1915), no Controle Estatístico de Processos de Walter A. Shewhart (1891-1967) e na Administração por Objetivos de Peter Drucker(1909-2005). Seus primeiros movimentos surgiram e foram consolidados no Japão após o fim da II Guerra Mundial com os Círculos de Controle da Qualidade, sendo difundida nos países ocidentais a partir da década de 70.

28 comentários:

Anônimo disse...

Com relação à qualidade total, destaco os cases das empresas: Disney (ramo de entretenimento), GM (automotiva). Essas empresas, "gigantes" em seus ramos de atuação demonstram claramente a importância da Qualidade Total, que a cada dia, com o mercado global cada vez mais competitivo devem priorizar o melhor atendimento às necessidades dos clientes. Além dessas, destaco ainda um case mais próximo de nossa realidade que é a empresa CFC Viacentro em Santa Maria que também optou pela qualidade total para fazer frente à sua concorrência. Entretanto, levanto o seguinte questionamento: será que essas empresas que se utilzam das ferramentas oferecidas pela qualidade total, também as aplica em termos de melhor remuneração de seus funcionários??? É inegável os benefícios para a imagem da empresa em seu mercado, mas será que para os colaboradores é importante ter prêmios "pendurados na parede" e receber salários medíocres e que não valorizam em nada sua mão de obra?

Abraços a todos

Bibiane

lariane marmor disse...

a qualidade de um produto é afetada por diversos departamentos da empresa como:a parte administrativa,planejamento estratégico, recursos humanos. Por isso, hoje, se fala em conceito de gestão de qualidade e junto a este conceito está a busca pela satisfação e superação das expectativas dos clientes. Um exemplo típico de empresa que aplica o princípio de qualidade total é Gerdau que deixa claro isso em seus objetivos: "fornecer produtos e serviços adequados ao uso dos clientes, através de procedimentos que apliquem com objetividade,os conceitos e práticas da qualidade total". A Gerdau é uma empresa forte no mercado em sua área a indústria siderúrgica.

Unknown disse...

Tive a oportunidade de fazer parte do grupo de estagiários da empresa Copesul (Companhia Petroquímica do Sul) ela adota as mais avançadas tecnologias de produção petroquímica e de controle ambiental, visando o desenvolvimento sustentável de seu negócio e do país. Certificada pelas normas ISO 9001-Versão 2000, ISO 14001 e OHSAS 18001, é reconhecida como empresa de classe mundial, que busca continuamente avançar em seus padrões de qualidade para atender às demandas dos clientes; manter-se competitiva no mercado internacional; garantir a segurança operacional, a saúde das pessoas e a proteção ao meio ambiente; e participar da vida da comunidade.A Copesul emprega cerca de 963 pessoas, e é considerada, desde 1997, uma das melhores empresas para se trabalhar do Brasil. Foi, também, a primeira indústria petroquímica a receber o Prêmio Nacional da Qualidade, em 1997.A Copesul desenvolveu uma moderna concepção de organização do trabalho e de desenvolvimento dos recursos humanos. O colaborador é valorizado como indivíduo e profissional. O trabalho é estruturado em times, formados por colaboradores comprometidos com os resultados do grupo e da empresa. O sistema de remuneração leva em conta as habilidades praticadas pelo profissional, sendo proporcionado oportunidades e desafios profissionais.Em 2003, o Processo de Qualidade de Vida no Trabalho foi premiado com o Top Social ADVB e, em 1999, a empresa recebeu o Top Ser Humano, concedido pela ABRH/RS. E a pesquisa interna sobre o ambiente de trabalho revelou um índice de satisfação de 90% no ano de 2006.

gicelda disse...

Observamos que na era da economia global, não é mais possível garantir a sobrevivência da empresa apenas exigindo que as pessoas façam o melhor que puderem ou cobrando apenas resultados.Hoje são necessários métodos que passam ser utilizados por todos em direção ao objetivo de sobrevivência da empresa, e esses métodos devem ser aprendidos e praticados por todos.Acredito que aqui entra a qualidade total que satisfaz não so os clientes, mas os consumidores, funcionários e a sociedade no todo.Exemplos de "cases" que aplicam ferramentas de gestão pela qualidade total é a BUSSCAR(fabrição de onibus), GM (setor automotivo).

Unknown disse...

Abaixo, cito duas empresas que se utilizam da gestão pela Qualidade Total:

Gerdau: ganhou o troféu Diamante no Prêmio Qualidade RS. O programa de qualidade começou na usina em 1981 com Círculos de Controle da Qualidade, progredindo para o Controle de Qualidade Total em 1988. Possui equipes de alto desempenho no setor de treinamento e um sistema de gestão de pessoas que remunera os colaboradores em função de seus resultados.

Telefônica Celular - RS (atual Vivo): recebeu o prêmio gaúcho de qualidade e produtividade. Foi a única empresa a obter o PGQP em 2000 e 2001 no setor de telecomunicações. Seu histórico de gestão da qualidade teve início em 1999 com a certificação ISO 9001 e seis meses depois mais duas certificações ISO 9002: em Processo de Atendimento ao Cliente e Processo de Faturamento de Clientes.
Como resultado da implantação do sistema de qualidade houve melhora nos indicadores da ANATEL e aumento da satisfação dos clientes gaúchos.

Rubem Mateus Ziegler

Josy Ctb disse...

No atual cenário econômico temos vários “cases”, entre eles: Lojas Renner (Tem como foco a moda feminina, procura vestir com qualidade a mulher moderna. A rede possui 52 lojas espalhadas pelo país. Sua frase-slogan é PIQ Renner - Qualidade é encantar de verdade), Expresso Medianeira Ltda. (É uma operadora rodoviária de transporte público urbano, implantou o Programa de Qualidade Medianeira, com o qual obteve bons resultados maior quantidade de horários nas linhas e menor número de reclamações), Bebidas Fruki (É uma empresa de administração familiar. Tornou-se a maior indústria regional de refrigerantes do Rio Grande do Sul, utilizando alta tecnologia para produzir refrigerantes, água mineral e energéticos. Possui parque fabril dos mais modernos do país, com capacidade para produzir 300 milhões de litros por ano. Atualmente, a empresa conta com o Departamento da Qualidade que coordena e acompanha o desenvolvimento do PQF - Programa de Qualidade Fruki - iniciado em 2002 na empresa.) Os quais visam à qualidade total para satisfazer as exigências de mercado em geral, obtendo assim melhores produtos e serviços, com menor custo e maior eficiência. Também propicia amplo crescimento econômico, empregos, maior faturamento.

Joseana Pergher

Bruno Londero disse...

Um case recente de empresa a obter otimos resultados no PGQP é o da Companhia Rio Grandense de Saneamento.
A CORSAN aderiu ao Projeto há cerca de três anos visando o equilíbrio econômico-financeiro da empresa, de forma a buscar resultados positivos capazes de viabilizar a realização de investimentos em obras e melhorias operacionais. Como estratégia para a consolidação do modelo de gestão baseado na excelência empresarial, foi criado o Programa de Melhoria de Gestão - PMG.
Este programa está focado em três grandes linhas de atuação: Corporativo, Superintendências Regionais / Unidades de Saneamento e Tecnologia da Informação e Comunicação.
A empresa conquistou 18 Prêmios Qualidade Rs em 2007.
Um parêntese que faço é o da situação precária que os usuários, principalmente os da superintendência local, vêm enfrentando. Mal atendimento no serviço de reclamações (quando há um atendimento efetivo) e problemas estruturais crônicos na rede de abastecimento.
Isso demonstra que mesmo com a obtenção de várias certificações ainda há muito para evoluir e aperfeiçoar!

Unknown disse...

Dentre os vários “cases” de empresas que aplicam métodos de Gestão pela Qualidade Total, destaco como exemplo as listadas a seguir:
- Nordeste Alimentos, empresa com uma de suas sedes em Antônio Prado, RS. Está sempre preocupada em desenvolver produtos com qualidade preservando o meio ambiente, proporcionando saúde e segurança à todos os seus colaboradores e preocupada com a satisfação de seus clientes. O investimento em tecnologia feito pela Nordeste Alimentos, é um dos fatores decisivos para se obter, como resultado, produtos de alta qualidade. A empresa conta com o Programa 8’S, BPF- Boas Práticas de Fabricação e APPCC- Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, que visa a certificação da ISO 22000. Além disso, buscando aprimorar ainda mais seus produtos, a empresa criou o SIGNA – Sistema Integrado de Gestão Nordeste Alimentos que está buscando as certificações em ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, 14001 – Meio Ambiente e OHSAS 18001 – Saúde e Segurança.
- Serasa, uma das maiores empresas do mundo em análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, tem também como um de seus objetivos a busca constante pela qualidade. Ela é a única empresa a conquistar pela terceira vez o Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ, (1995/2000/2005). Além disso, a empresa instituiu, a partir de 1997, em seu âmbito interno, o Prêmio Serasa da Qualidade, visando reconhecer e divulgar as melhores práticas de gestão de Qualidade Total entre todas as áreas da empresa. E, conta ainda com a certificação da ISO 9002 e com a prática do processo ‘5s’, surgida no desenvolvimento dos programas de qualidade no Japão, que foi traduzida no Brasil pelos princípios: Ser Organizado, Ser Arrumado, Ser Limpo, Ser Padronizado e Ser Disciplinado.

Micheli Kirsch

Luciana disse...

Mais do que nunca o Sistema de Qualidade Total está sendo valorizado pelos "stakeholders". Um exemplo de uma empresa que está fazendo sucesso e promovendo a busca da melhoria contínua e o aperfeiçoamento permanente do Sistema de Qualidade é o Banco Bradesco que ganhou o Prêmio Gestão Banas, que é um modelo de premiação que segue critérios próprios desenvolvidos sobre os requisitos das normas ISO 9001:2000 com o objetivo de medir e avaliar o grau de desenvolvimento e de comprometimento da organização e de seus colaboradores no seu Sistema da Qualidade.

Anônimo disse...

Abaixo cito um trecho de um case:
"Em 1983, com a implantação de uma nova filosofia de trabalho com base no Programa de Qualidade Total, a instituição começou a definir novos projetos, buscando uma posição de liderança, competitividade, modernidade e excelência de serviços. Atualmente o Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre é considerado pioneiro em modernidade, tecnologia, qualidade e eficiência médica.(...)
Devido ao seu constante compromisso com a qualidade, em 2002, a Santa Casa conquistou o Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ, concedido pela Fundação Prêmio Nacional da Qualidade em reconhecimento às organizações que mais se destacam pela prática de gestões de excelência.(...)
No ano seguinte, o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - RS conferiu à Instituição o Troféu Diamante, em reconhecimento à certificação do PNQ."

Eliane Peres disse...

Destaco aqui duas empresas que me chamaram a atenção em relação à qualidade total:

Gerdau - Desenvolve a competitividade e a qualidade da empresa, o que significa, acima de tudo, promover o crescimento do próprio País. O Grupo Gerdau, um dos pioneiros na área de qualidade total, destinou, no ano, R$ 536 mil para projetos de incentivo à excelência da gestão empresarial, diferencial imprescindível no mercado.

CFC Viacentro - A gestão pela qualidade do CFC Viacentro também volta-se para as ações sociais. A empresa realiza diversas ações sociais: Blitz de conscientização de condutores,onde seus colaboradores juntamente com Órgãos Fiscalizadores, fazem blitzes no trânsito, também realizam campanhas beneficentes em datas comemorativas, além de campanhas de preservação ambiental. Em 1999 aderiu ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade - PGQP, e em 2001 teve a primeira participação no Sistema de Avaliação do PGQP.

Eliane Peres

Unknown disse...

Percebe-se a preocupação constante das empresas nacionais quanto à gestão de qualidade em seus processos e em relação às outras empresas que são suas fornecedoras, melhorando sua imagem diante dos clientes, reduzindo custos internos. Sendo que a gestão de qualidade total pode ser aplicada a diferentes entidades como de ensino , hospitais, indústrias e órgãos e suas unidades administrativas governamentais tanto na esfera federal, quanto estaduais e municipais. Alguns exemplos de empresas que adotaram a gestão de qualidade total e que receberam prêmios/certificações: Albras Alumínio Brasileiro SA; a caxiense Fras-le SA; Gerdau Aços Longos SA e Itaú Privite Bank.

Unknown disse...

Com relação à Gestão pela Qualidade Total acredito que seus principais benefícios são as melhorias na qualidade do produto, a satisfação do consumidor, a redução de perdas e custos no processo de produção, a otimização dos tempos de realização das tarefas e a satisfação dos colaboradores em relação ao trabalho e a empresa.
Como “cases” de empresas que buscam Gestão pela Qualidade Total em nossa cidade podemos citar a empresa Expresso Medianeira, que hoje podemos considerar referência em transporte, projetando Santa Maria pelo Brasil, que desde 1998 busca difundir e implementar os conceitos da Qualidade Total e conquistou inúmeros prêmios na área da qualidade.
Também de Santa Maria, destaco o CFC Via Centro que em 2007 recebeu o reconhecimento pela participação no Sistema de Avaliação do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).
E gostaria de citar ainda a empresa Petroquímica Triunfo S/A, que produz copolímeros de Etileno, para fabricação de embalagens plásticas, por seu atendimento diferenciado e valorização dos clientes, que obteve a certificação pelas normas internacionais ISO em 1996 pela primeira vez e desde então tem renovado o certificado regularmente sem jamais apresentar nenhuma não-conformidade. Que só foi possível através da implementação de um Sistema da Qualidade, que padroniza e sistematiza diversas operações na empresa, tornando-a mais eficaz e objetiva na busca de suas finalidades. Há mecanismos de melhoria contínua presentes no Sistema, colocando a Companhia em um nível capaz de enfrentar um mercado cada vez mais exigente. Em 2005, o Sistema da Qualidade da Triunfo sofreu a 13ª auditoria da ABS Quality Evaluations, incluída a de certificação, sem que se constatasse até então qualquer não-conformidade, fato sem precedentes na atuação cotidiana dos próprios auditores e possivelmente inédito no país.
Roselaine Naidon

Vanessa disse...

Em se tratando de Qualidade Total é interessante citar os “cases” de empresas santamarienses que aderiram à técnica e aos princípios da qualidade total, como Expresso Medianeira Ltda que é uma empresa de transporte público urbano, de capital privado, com fins lucrativos, sendo responsável por todo o transporte coletivo do município. Em 1998, tal empresa aderiu ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade – PGQP e surgiu o Programa de Qualidade Medianeira (PQM). Em outubro de 1999 implantaram o Programa Transportando com Qualidade – TCQ, com o objetivo de difundir os conceitos da Qualidade e implantá-los na empresa. Sendo que, em 2001, a empresa foi recomendada à Certificação ISO 9002. A Expresso Medianeira Ltda desenvolve, participa e incentiva o envolvimento dos colaboradores em campanhas e projetos sociais e culturais beneficiando a comunidade local: Campanha de arrecadação de alimentos, Campanha de arrecadação de agasalhos, Natal Criança Feliz, entre outros. Outro “case” santamariense é o Centro de Formação de Condutores Viacentro que presta serviços relacionados à formação de condutores, além de cursos (direção defensiva, transporte coletivo de passageiros, etc.). O CFC Viacentro aderiu ao PGQP em 1999, em 2002 começou a desenvolver seu programa de qualidade (PQV – Programa de Qualidade Viacentro), seguindo critérios do PGQP, buscando a excelência dos serviços que presta, visando a satisfação não só dos clientes internos como dos externos. desenvolve o Programa Viatrânsito, de educação no trânsito, participa de blitzes educativas, campanhas de conscientização, tem um cronograma anual de participação em campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos que são distribuídos a ONGs de Santa Maria. O CFC Viacentro recebeu o prêmio Troféu 21, concedido pelo Detran aos melhores atendimentos de CFCs no Rio Grande do Sul. Em 2003 a empresa conquistou o Prêmio Qualidade RS, modalidade medalha de bronze e o Prêmio Talentos Empreendedores, no setor de serviços. Em 2004 o CFC Viacentro conquistou o Prêmio Qualidade RS, modalidade Troféu Bronze e o Troféu do Prêmio de Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa do RS. Outros exemplos de empresas que aplicam técnicas e ferramentas de gestão pela qualidade total é a Organizações Contábeis Schmökel Ltda e da ACJ Assessoria Empresarial. Organizações Contábeis Schmökel Ltda é uma microempresa, sedeada em São Leopoldo, que presta serviços de contabilidade, escrita fiscal, departamento de pessoal, além de auditorias e assessorias nas áreas administrativas. A questão da Qualidade começou em agosto de 2000 com o curso de Oficinas da Qualidade; depois ela participou do Ciclo de Avaliação 2003/2004, ajudando-a no aperfeiçoamento do seu sistema de gestão, com o uso das ferramentas e metodologia da qualidade total. Seus resultados e índices de satisfação foram excelentes, a empresa teve 41,35% de crescimento da clientela, 98,67 % de retenção de clientes, 191,34% de aumento do faturamento em relação ao ano 2000 e 97,33% de satisfação dos clientes. A ACJ Assessoria Empresarial, uma empresa da região, localizada em Agudo, presta serviços contábeis e de assessoria a pessoas jurídicas e físicas, que em 2001, com uma parceria com o Sebrae, implantou o Programa de Qualidade Total. Seus métodos de trabalho são: Programa de idéias, Treinamento, Comitê estratégico, Relatório de desempenho, Avaliação de desempenho dos colaboradores, Avaliação de desempenho dos líderes, Pesquisas de satisfação, Pesquisa de necessidades, Programa de participação dos resultados, Programa 5S, Equipes multifuncionais.
Entre suas inovações estão reuniões mensais de assessoria realizadas com os clientes Pessoa Jurídica, para colaborar e tornar a contabilidade eficaz na gestão dos negócios; visitas às empresas visando avaliar a satisfação do cliente com serviços, novas demandas e para melhorar o relacionamento; Boletim ACJ, informativo enviado mensalmente aos clientes, informando as datas de pagamento de tributos, novas leis fiscais e trabalhistas, entre outros; e trabalho personalizado, expresso no planejamento 2005-2010, focando o cliente.

Lázaro disse...

Quem já não ouviu ou falou, “vá e faça a diferença”? Ao meu ver esta velha frase, está sendo levada ao “pé da letra” por algumas empresas. Como o mercado está cada mais competitivo, estás empresas buscam um diferencial que o destaque entre as demais. Elas apostam, muitas vezes, na qualidade se seus produtos e serviços com o menor custo, satisfazendo as exigências e conquistando clientes. Hoje, as empresas que colocam a qualidade em pauta na política da empresa buscam, incansavelmente, o reconhecimento de seu trabalho e investimentos, através do selo da ISO 9001, próprio da gestão da qualidade. O Brasil, atualmente, ocupa um lugar privilegiado, pois está entre os 10 países com maior número de empresas certificadas pela ISO, mundialmente. Alguns exemplos delas é, a gaúcha Marcopolo (fabricante de carrocerias de ônibus), CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), CST (Companhia Siderúrgica de Tubarão), USIMINAS. Todas estas, sem sombra de dúvida, fazem uma imensa diferença no mercado global!

Lázaro disse...
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Unknown disse...

CORSAN
Um case recente é o da Corsan, a qual criou dentro da organização o PMG - Programa de Melhoria de Gestão, onde as cidades piloto foram Cachoeirinha e Dois Irmãos, este programa foi implantado em 2004 para as unidades poderem participar do PNQS - Programa Nacional de Qualidade em Saneamento e PGQP - Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, sendo que a Superintendência de Santa Maria, SURCEN, irá participar em 2009 do nível I do PGQP, juntamente com a Unidade de Saneamento de Santa Maria. Santa Cruz e Cachoeira do Sul, já encontram-se no nível II. Portanto, como já foi citado neste blog equivocadamente, a Superintendência local, não possui nenhuma certificação, está em fase de implantação, onde já foram identificadas várias deficiências e estão sendo resolvidas, visando satisfação do cliente.

Vander disse...

Case é uma experiência de sucesso da empresa que, por meio da troca de experiências,pode servir de exemplo para outras instituições,em outras palavras é um programa implantado pela empresa que visa a qualidade total,através da qual a empresa visa tornar-se cada vez mas competitiva no mercado global. Existem no Brasil vários exemplos de cases como é o caso da Itaipú PR com o case Cultivando Água Boa-na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná III, e Phillips - SP com o case Aprendendo com a Natureza.

Tiago Tonetto disse...

Em meio a qualidade total, estou participando juntamente com a empresa CarHouse Veículos Ltda da implantação do ISO 14001. O processo jaá esta quase finalizado e a certificação deve sair em breve. Posso garantir que não é um processo fácil e que exige muito, mas muito mesmo da empresa e de seus colaboradores. A busca por esta certificação começa nos diretores da empresa e se expande para todo o ambiente dela, sem que todos estejam engajados e dispostos a não só participar, como também ser agente colaborador, a certificação torna-se impossível.

Abraços

Fábio Righi da Silva disse...

Uma empresa que aplica uma Gestão pela Qualidade Total é a Petrobrás, pois ela foi reconhecida através de uma pesquisa da Management & Excellence, a petroleira mais sustentável do mundo, com uma pontuação de 92,25%. Ela é referência mundial em ética e sustentabilidade, sendo considerado 387 indicadores internacionais, como: queda de emissão de poluentes e em vazamentos de óleo, menor consumo de energia e sistema transparente de atendimento a fornecedores.
Na última pesquisa, ela havia ficado em 2° lugar com 89,64%, atrás da Shell (90,16%). Seu avanço foi o maior entre os participantes, sendo a que teve um progresso mais rápido entre as maiores companhias mundiais do setor nos últimos 3 anos.

Fábio Righi da Silva disse...
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tati disse...

A empresa REHAGRO(RECURSOS HUMANOS no AGRONEGÓCIO)é uma empresa de treinamento, capacitação e especialização de pessoas no agronegócio, oferece cursos em várias regiões do país. A empresa acredita que as pessoas são os principais agentes do meio rural e para isso utilizam a gestão da qualidade total para o alcance de seus objetivos.A agropecuária precisa de novos conceitos, de novas formas de gerir a propriedade e para tal a gestão da qualidade total oferece as ferramentas necessárias para que o meio rural adquira também ,controle,modernização e as mudanças do mercado.
tatiane rigon

Unknown disse...

Faço minha referência à qualidade total à empresa SAMA- Mineração de Amianto LTDA, pois esta foi a primeira empresa de mineração de aminato no mundo a obter certificação de qualidade, em 1996, pelo certificado DNV- Det Norske Veritas. Com a implantação do Sistema de Gestão de Qualidade, a empresa fora recertificada em 1999. Em maio de 2002, a SAMA foi certificada pelo ISO 9001:2000.
Outro destaque que vale ressaltar é a fábrica da Pergigão em Marau (RS), que já fora certificada pelo ISO 9001:2000 (qualidade), ISO 14001:1996 (meio ambiente) e a OHSAS 19001:1999 (segurança e saúde no trabalho).
Bruno Dias Barreiro

Unknown disse...

A gestão da qualidade total busca desenvolver nos sistemas de operações das empresas condições que possibilitem responder as demandas, criando vantagens competitivas nos segmentos de mercado onde atuam. Por isso, o grupo Gerdau, um dos pioneiros na área de qualidade total, acredita que desenvolver a competitividade e a qualidade de uma empresa significa, acima de tudo, promover o crescimento do próprio país.

Milena Da Cas disse...

Empresas que utilizam a técnica da qualidade total buscam reduzir seus custos, fazer reposicionamento estratégico da empresa, em virtude do enfoque permanente no cliente, suas necessidades e aspirações,fazer aperfeiçoamento contínuo, valorizar o conhecimento dos colaboradores.A qualidade volta-se assim para a plena satisfação do cliente e gestão empresarial moderna. Qualidade Total é o conceito que resume hoje as condições para que a empresa sobreviva e se desenvolva nesse ambiente competitivo e de mudanças rápidas.
Alguns exemplos de empresa que buscam isso são:
-Fonte da Ilha Mineração Ltda, onde todas a práticas visam atender a missão da empresa “Proporcionar qualidade de vida às pessoas, fornecendo produtos confiáveis, competitivos e adequados a suas necessidades”.
-Sirtec Sistemas Elétricos, que no ano de 2005, conquistou a Medalha de Bronze no Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade – PGQP. Em 2006, a empresa conseguiu os melhores resultados em segurança no trabalho, sendo referencia no setor. Já em 2007, conquistou o Troféu Bronze do PGQP, resultado da força de sua equipe.Mais do que Projetos, Construção e Manutenção de Redes Elétricas, a Sirtec é uma empresa de pessoas, que preserva seus valores como principais ferramentas para conquistar os seus objetivos.

Unknown disse...

Bem... uma empresa que se destaca em seu ramo de atuação é a Natura. A empresa está em constante busca da Qualidade Total em suas atividades. São vários programas em busca da excelencia gerencial, ambiental(programa carbono neutro), responsabilidade social, excelência tecnológica (programa natura campus) dentre outros. Assim, a empresa vem se destacando e prova disso são os numerosos prêmios de qualidade conquistados.

Unknown disse...

Em 2004 tive a opórtunidade de estar presente na entrega do Troféu Bronze do PGQP, através da empresa que trabalhava naquela época. Foi um experiência boa e de grande conhecimento, pois foi possível acompanhar e participar do sistema de gestão, conhecimento adquiridos naquela época jamais serão esquecidos.

Gabriel disse...

A busca da qualidade aborda vários aspectos relativos a estratégias de administração voltadas para gerar práticas de excelência em todos os processos de uma organização.Para tanto,é fundamental a conscientização de todos os seus colaboradores e suas relações com seus stakeholders e sua cadeia produtiva.
Exemplos de "cases" que aplicam ferramentas de gestão pela qualidade total é a PETROBRÁS e a GERDAU.
A Petrobrás,uma empresa que além de altamente lucrativa,empenhou-se em desenvolver tecnologia de ponta e apresentar produtos de altíssima qualidade.O melhor exemplo é a gasolina,com crescente pressão ambientalista por tecnologias limpas,criou uma gasolina de baixo teor de enxofre,tal qualidade faz com essa mesma gasolina seja hoje a que abastece os carros da equipe BMW-Williams nos campeonato de Fórmula 1.
A Gerdau é uma empresa forte no mercado em sua área a indústria siderúrgica.Desenvolve a competitividade e a qualidade da empresa,além é claro de fornecer produtos e serviços adequados ao uso dos clientes o que significa, acima de tudo, promover o crescimento do próprio País.
Fico claro nos exemplos citados que a qualidade vai além de um produto,mas ao mesmo tempo o engloba.Podemos perceber que a qualidade está em todas as àreas,nos serviços,nas pessoas(funcionários),nos fornecedores,enfim todos que estão envolvidos de alguma forma.