“Não há como competir sem oferecer produtos e serviços de qualidade”
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Com 13 anos de fundação, o Comitê Regional da Qualidade Vale do Taquari é uma referência para a região. Focado na disseminação dos conceitos da Qualidade, o Comitê busca a capacitação dos seus associados. O presidente, Carlos Cândido da Silva Cyrne, acredita que o trabalho realizado é o resultado da constante busca pela Excelência. Confira a entrevista abaixo:
Equipe Editorial: Quais foram os motivos que levaram à criação do Comitê? Quando ele foi criado?
Carlos Cândido da Silva Cyrne: O Comitê Regional da Qualidade foi criado em 17 de abril de 1995 com a missão de disseminar a Gestão pela Qualidade entre as organizações do Vale do Taquari. Essa tem sido a principal preocupação dos integrantes do Comitê, levar a cultura da qualidade e suas ferramentas ao maior número de organizações e pessoas.
Equipe Editorial: Quais são as principais ações desenvolvidas pelo Comitê na área da qualidade e capacitação das empresas?
Cyrne: O Comitê oferece inúmeros cursos de capacitação. Destaco os cursos de Gerenciamento pela Qualidade Total e o Treinamento de Avaliadores e Examinadores. São realizadas, sistematicamente, visitas técnicas às organizações, que são referência na aplicação dos conceitos da Gestão pela Qualidade. Promovemos reuniões e palestras com o empresariado da região, com o objetivo de levar os conceitos da qualidade.
Equipe Editorial: Como a Gestão pela Qualidade contribuiu para a rotina das empresas associadas ao Comitê do Vale do Taquari?
Cyrne: As organizações do Vale do Taquari que aderiram ao PGQP tiveram ótimos resultados. Tivemos um grande número de empresas premiadas pelo Programa ao longo dos 13 anos de história do Comitê. A implantação de uma gestão baseada nos critérios de excelência possibilitou a sistematização dos processos, anteriormente realizados de uma forma não sistemática. Essa capacitação permitiu que as organizações obtivessem melhorias em seus resultados.
Equipe Editorial: Como as empresas da região podem entrar para o Comitê?
Cyrne: O primeiro passo é buscar o termo de adesão ao PGQP. Este cadastro pode ser realizado diretamente na sede de nosso Comitê, na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL), pelo telefone (51) 3710-1041.
Equipe Editorial: O Comitê promoveu, de 14 a 18 de abril, a Semana da Qualidade. Fale mais a respeito deste evento.
Cyrne: A Semana da Qualidade é um evento voltado para a disseminação dos conceitos da Qualidade, mobilizando as organizações vinculadas ao Comitê. Neste ano estamos realizando uma série de atividades, entre as quais destacam-se a palestra realizada na reunião-almoço da ACIL proferida pelo Coordenador da Qualidade da Fras-le, Eduardo Aguiar da Rosa, que apresentou o case "Fras-le, caminhada rumo à excelência", onde demonstrou as ações desenvolvidas pela empresa para a conquista do Prêmio do Programa Nacional da Qualidade (PNQ). Além disso, realizamos uma palestra com a psicóloga, Júlia Grün, sobre “Gerenciamento de Equipe”. Tivemos, também, a palestra do secretário-executivo do PGQP, Luiz Ildebrando Pierry, que abordou o “Milagre da Gestão”. Também destaco as atividades realizadas pelas empresas do Vale.
Equipe Editorial: Qual a importância da Qualidade para as organizações?
Cyrne: Acredito que é um requisito indispensável. Não há como competir sem oferecer produtos e serviços de qualidade. A presença de um sistema de Gestão pela Qualidade é um "qualificador de pedidos", se você não o possui não está qualificado para competir no mercado.
Equipe Editorial: Quais foram os principais resultados obtidos com o trabalho realizado pelo Comitê?
Cyrne: Os principais resultados não podem ser mensurados de forma simples. Percebemos que houve uma melhoria no desempenho das organizações que aumentaram sua participação no mercado. Houve um aumento no faturamento destas empresas aderidas. A qualidade de vida das pessoas, que fazem parte destas organizações, melhorou. Houve ainda o desenvolvimento de uma cultura voltada para a qualidade, o que é extremamente positivo.
Equipe Editorial: Quais as principais conquistas do Comitê?
Cyrne: O Comitê é considerado uma referência de atuação para os demais comitês, destacando-se durante os eventos de premiação do PGQP. Contudo, a maior conquista foi termos um grande número de empresas sendo referência no Rio Grande do Sul e fora do Estado.
Equipe Editorial: Quais os principais obstáculos enfrentados pelo Comitê?
Cyrne: Uma das maiores dificuldades é aumentar o número de voluntários dispostos a contribuir para a “batalha” da constante mobilização do empresariado rumo à Gestão pela Qualidade. Outro obstáculo é a manutenção da sustentabilidade, os recursos são escassos e as atividades são inúmeras. Mas, o principal é mobilizar o empresariado, fazer com que um maior número de organizações utilize as ferramentas de Gestão pela Qualidade.
Equipe Editorial: Quais as metas do Comitê para 2008?
Cyrne: Nossas metas para este ano são:
• Rever o planejamento estratégico;
• Buscar novos mantenedores;
• Envolver um número maior de organizações no sistema de avaliação;
• Ampliar o número de empresas com termo de adesão.
Abril/2008
Entrevista concedida com exclusividade para a equipe editorial do PortalQualidade.com.
Coordenação editorial: Raquel Boechat
Redação: Guilherme Ferreira
Enfato Comunicação Empresarial
(51) 30.261.261
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14 comentários:
Concordo que realmente uma empresa não tem como competir com outras sem oferecer produtos e serviços de qualidade. A eficácia do processo produtivo e a qualidade em geral de todos os processos se refletem no produto, que é avaliado pelo cliente, que por sua vez vai determinar se irá comprar este ou aquele produto. A busca pela excelência virou uma necessidade, uma questão de sobrevivência no mercado. E o Comitê Regional da Qualidade Vale do Taquari justamente cumpre este papel: o de alertar desta necessidade, informando e disseminando os conceitos da Qualidade através de cursos de capacitação entre suas empresas associadas e qualquer outro órgão interessado.
Micheli Kirsch
O mercado atualmente está exigindo muito mais do que eu produto apenas satisfatório, pois há muita concorrência entre as empresas e para que se obtenha boa aceitação do produto no mercado e se construa uma marca forte e consequentemente lucro, é necessário ter um diferencial em relação às demais empresas. Uma forma de conseguir isso é investindo na Gestão pela qualidade, buscando conhecer a cultura da qualidade e suas ferramentas, como foi o caso das empresas associadas ao Comitê do Vale do Taquari, que conseguiram dessa forma ótimos resultados. Como por exemplo, melhoria no desempenho das organizações que aumentaram sua participação no mercado, aumento no faturamento e melhoria na qualidade de vida das dos colaboradores destas organizações.
Diante disso, vemos que empresas e prestadoras de serviços estão procurando saber as necessidades de seus clientes, visando atendê-las da melhor forma possível, buscando para isso novas formas de enfrentar a concorrência. Essa postura, que iniciou nos anos 90, vem sendo seguida em todos os setores na obtenção do sucesso e até mesmo para garantir o prosseguimento do negócio. Em meio à grande variedade de produtos e serviços oferecidos, faz-se necessário investir em Gestão pela Qualidade como diferencial para concorrer com demais empresas do mesmo setor. Obtendo assim produtos de qualidade, maior lucratividade e clientes satisfeitos.
Joseana Pergher
Cada vez fica mais difícil uma empresa competir em mercados tão concorridos. E a Gestão pela Qualidade Total é fundamental para empresa conseguir manter-se no mercado. É um diferencial que muitas organizações ainda nao possuem, o que pode ser uma grande vantagem no cenário econômico em que a concorrência está, com o passar do tempo, ficando mais forte.
Rubem Mateus Ziegler
Como muitos empreendedores começam seus negócios com o mínimo de conhecimento, motivo pelo qual a grande maioria das empresas do Brasil acabam em menos de 5 anos, é de fundamental importância ações como esta do Vale do Taquari, que motivam os administradores e trazem novos conhecimentos para a forma de administrar.
No caso da Qualidade, já é comprovado que Qualidade é sinônimo de lucro e rentabilidade elevados. Uma vez que a empresa apresenta Gestão confiável junto a Qualidade, seus produtos e serviços irão, algumas vezes mais rapidamente outras mais demoradas, com certeza atingir um público consumidor maior e mais qualificado, o que representa maior rentabilidade e satisfação do cliente.
Concordo plenamente que não tem como competir com outras empresas sem oferecer produtos e serviços de qualidade. É de fundamental importância tratar sobre este tema nas organizações, pois, afinal estarão decidindo a sua permanência ou não no mercado. Os clientes, consumidores, estão cada vez mais exigentes, buscam produtos que superem suas expectativas. Hoje, existe uma disputa incansável entre as marcas, para serem lembradas pelos clientes por fazerem produtos de qualidade e que nelas encontraram a solução para o seu problema, é apenas uma estratégia de mercado. A empresa que não se encontra no rol das “bem lembradas”, gradualmente será excluída do mercado, se não implantar imediatamente uma política pela gestão da qualidade, o que leva alguns anos para atingir o sucesso e retirar sua antiga imagem. Trazendo um enfoque mais interno da organização pela política da qualidade total, os benefícios são inúmeros. Por exemplo, um melhor desempenho, devido à sistematização dos processos. Maior participação no mercado devido à confiança depositada pelos consumidores, e conseqüentemente um aumento no faturamento. E também, o que é muito importante, uma melhor qualidade de vida das pessoas que trabalham na empresa, pois são elas as responsáveis pelo crescimento da organização.
A qualidade Total está tornando-se além de um diferencial também uma forma da empresa usar melhor seus recursos, com os conceitos de qualidade incorporado entre todos os colaborados, a empresa cria um bom conceito junto com seus clientes, estes que sem dúvidas são a principal objetivo de qualquer empresa.
Trago para ilustrar este tópico, uma matéria do portal da agricultura e desenvolvimento rural, que diz: "A UE salvaguarda a qualidade dos produtos alimentares de várias formas, nomeadamente através de medidas de reforço da segurança e higiene dos produtos alimentares, normas de rotulagem claras, regulamentos relativos à saúde dos animais e das plantas e ao bem-estar dos animais, controlo de resíduos de pesticidas e de aditivos alimentares, bem como através de informação nutricional. A abordagem da UE inclui sistemas de fiscalização e de controlo, assegurando simultaneamente o funcionamento eficaz do mercado único europeu." Como sabemos, a UE é grande importadora de produtos agricolas produzidos no Brasil, fica a pergunta: diante de tamanha exigencia de qualidade, existe a possibilidade de uma empresa que nao prioriza a qualidade competir? Este caso serve apenas para ilustrar um dos setores, mas essa busca pela qualidade é geral, nao só na UE, a globalização permitiu esse avanço em busca da qualidade.
Cada vez mais é preciso que as empresas tenham qualidade para permanecer no mercado competitivo. Isso é alcançado com a implantação e manutenção de programas de Gestão pela Qualidade Total, impulsionada pela busca da melhoria contínua na fabricação de produtos ou na prestação de serviços, tornando-os mais eficientes, através do aumento da produtividade, da redução de custos e da elevação do nível de satisfação de seus clientes, fornecedores e empregados. Dessa forma, para competir com sucesso, é necessário oferecer produtos e serviços dotados de benefícios de uso, qualidade e preço.
A Gestão pela Qualidade é de fundamental importância, pois não há como competir sem oferecer produtos e serviços de qualidade.
E é o que nos mostra a entrevista concedida pelo presidente do Comite Regional da Qualidade Vale do Taquari, criada a 13 anos.
Com o objetivo de levar a cultura da qualidade e suas ferramentas ao maior número de organizações e pessoas.Foi obtido um ótimo resultado, com as organizações que aderiram ao PGPQ, com grande número de empresas premiadas, além do aumento do faturamento dessas empresas.
A qualidade de vida das pessoas que fazem parte dessas organizações melhorou, além do desenvolvimento de uma cultura voltada para a qualidade.
Consequentemente obtem-se produtos e serviços de maior qualidade, rentabilizando um lucro maior e mantendo a satisfação do cliente.
É importante que os empresários se unam em um comitê. Pois assim, todas as empresas irão atuar com qualidade em seus produtos/serviços. Assim, a região irá atrair um maior número de investidores e também de clientes. Tornando a região um Pólo Empresarial.
Realmente é totalmente inviável competir sem investir maciçamente em qualidade.
O case da Empresa de Transporte Coletivo Expresso Medianeira traduz fielmente o quanto a qualidade está intimamente associada à otimização das atividades e dos resultados organizacionais.
A Expresso Medianeira é uma empresa de transporte coletivo urbano localizada em Santa Maria, há 57 anos. A empresa atende 63% de todo transporte coletivo do município, transportando mensalmente 1,7 milhão de passageiros, atendendo 23 linhas e seus prolongamentos.
Atualmente, possui uma frota de 123 ônibus, sendo que possui entre estes, 2 ônibus articulados, 4 microônibus, 1 ônibus equipado com televisor e vídeo e 1 ônibus equipado com elevador hidráulico.
O quadro funcional da empresa é fundamental para que a organização ofereça um serviço de qualidade e um bom atendimento. Todos devem sentir-se bem no seu trabalho, sentir satisfação no seu dia-a-dia e gostar do que fazem para repassarem isso no seu atendimento diário com o público. A valorização do colaborador é base para os resultados, que dependem do empenho de todos. Os programas envolvem também os familiares, pois são parte importante no apoio ao colaborador. Sabemos que os problemas do dia a dia influenciam no desempenho e para isso busca unir empresa,colaborador,familiares, acreditando nos bons resultados que trazem para a força de trabalho.
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