segunda-feira, 7 de abril de 2008

O mosquito e o assalto. Sou obcecado por “categorizar”, é que eu sou físico, mas isso é um detalhe...

Pessoal,

Vou publicar uma "série" de posts do renomado consultor em Gestão, Clemente de Nóbrega, colunista e blogueiro da Época Negócios (http://www.ideiaseinovacao.globolog.com.br/). Esses posts tem tudo a ver com Liderança e o Processo de Tomada de Decisão nas empresas, um dos pilares da Gestão da Qualidade Total.

Portanto, quero que leiam todos e façam pequenos comentários a cada post. O prazo para finalização é na quarta-feira, dia 16/04.

(O mosquito e o assalto. Sou obcecado por “categorizar”, é que eu sou físico, mas isso é um detalhe...

Consultores, professores, “especialistas”, insistem em declarações como: “o verdadeiro líder é assim e assado”, ” as pessoas são mais importantes que a estratégia”,coisas assim.Você lê isso todo dia ,toda hora. A literatura de negócios é isso ,com raríssimas exceções.
Nunca fale assim. É estúpido, contra-producente, anti-científico, anti-inteligência ,anti-resultado,anti-gestão.
A maneira certa é categorizar.Vou explicar:
Ontem (sábado ,29 de março) eu pensava em fazer um programa com minha mulher. Aquelas coisas de sábado :cineminha, restaurante...
Sou carioca. Cariocas têm dois grandes problemas hoje: o mosquito e o assalto.
Comecei a avaliar as opções: quero fazer algo que minimize as chances de pegar dengue e de ser assaltado. Os cinemas e restaurantes que examinei ficavam localizados em locais que me permitiram avaliar os riscos dos percursos que eu teria de fazer para tentar me livrar das duas ameaças.
A figura no post acima é um esquema de categorização. Em gestão é análogo: você pega as variáveis que definem sua situação e decide o melhor a fazer com base nas informações que tem.
Como devo me comportar como líder? Resposta:construa seu esquema de categorização a partir da situação específica de sua empresa.Avalie os riscos e decida em que quadrante você deve ficar.
Como devo inovar? Resposta: idem.
Como devo alocar os recursos de que disponho:investindo mais para melhorar a performance atual, ou fazendo coisas diferentes das que faço hoje, em busca de novas fontes de receita? Resposta :idem.
Informação e capacidade de avaliar são essenciais para minimizar riscos. Não para “garantir” resultados, mas para minimizar os riscos. Ao contrário do que dizem os gurus, isso é o máximo que você pode fazer em gestão.
Você pode fazer tudo certo e dançar, acostume-se logo com essa verdade e passe a rejeitar as baboseiras que tentam lhe vender.
Essa idéia seria a base para o “Curso Básico de Gestão Clemente Nobrega” (que não existe)
Vamos ver nos próximos posts exemplos de esquemas de categorização para liderança,estratégia e inovação.
OBS: sábado fiquei em casa.

29 comentários:

Unknown disse...

É essencial para um líder se manter bem informado sobre as variáveis externas, podendo avaliar e diminuir a chances de erro ou risco.

Anônimo disse...

É fato isso. Não existe escolha sem riscos. A única saída que temos é minimizá-los. Como? Como diz nosso amigo no post: devemos ter a informação e saber usá-la.
O importante não é fazer algo com 100% de chances de acertar, o que mais importa é fazer aquilo que está ao seu alcance, ou seja, traçar suas escolhas baseando-se em informações concretas.
Sem risco não há ganhos.

lariane marmor disse...

De certa forma sempre correremos riscos, atualmente vivemos de escolhas não podemos mais garantir nada. O que podemos fazer é pegar o máximo de informações e analisá-las e aí sim tomar uma decisão que poderá ser bem sucedida se o uso da informação for bem feito. Só atingiremos nossos objetivos se arricarmos a ir por um caminho que avaliamos que seja correto.

gicelda disse...

Não so como líder, sempre temos que fazer escolhas,as vezes achamos que acertamos as vezes eramos, mas a vida seria bem pior se não tivesse as escolhas.
Mas claro,sempre corremos riscos em nossas escolhas,então devemos como bons líderes de nossa vida analisar cada escolha e atitude a ser tomada.

Luciana disse...

Sempre que se tenta inovar tem-se o perigo do sucesso ou do fracasso. Antes de qualquer tomada de decisão devemos avaliar o risco dessa atitude e quais os melhores caminhos a serem seguidos, quais as variáveis que podem ocorrer e se realmente as informações que possuímos estão corretas. Somente então podemos ter uma espécie de resposta para correr um menor risco.

Unknown disse...

Não existe uma maneira certa de se agir em todas as situações. E isso é algo importante que um líder deve saber. Ele deve levar em consideração, em cada caso particular, a situação real da empresa naquele momento e todas as variáveis que a estão definindo, para assim poder avaliar os riscos de cada escolha. E, somente depois, então: decidir com base em todas as informações que dispõe. Mas isso não quer dizer que essa é a “fórmula” para garantir resultados totalmente bem sucedidos, mas uma maneira de tentar diminuir os riscos do insucesso.

Micheli Kirsch

Unknown disse...
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Josy Ctb disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Josy Ctb disse...

Não existe um comportamento ideal de líder. Uma liderança se constrói a cada dia, diante dos desafios e não através de “conceitos”. Riscos diante das decisões tomadas haverá sempre e cabe ao líder saber o que fazer para minimizá-los através de planejamento e inovação.

Joseana Pergher

Unknown disse...

Não há uma receita mágica que possa garantir ao gestor que ele conseguirá atingir suas metas. É necessário, avaliar o que se pretende atingir,e em contrapartida dos riscos, seguir o caminho que os minimize.

Rubem Mateus Ziegler

Unknown disse...

toda a escolha, tem seus riscos, pode dar certo, pode ser um fracasso, devemos analisar isso, pra que tenhamos chance de acertar, embora as vezes quando se corre riscos de perder, é quando se tem também a chance dos maiores ganhos.

Eliane Peres disse...

Tudo é alcançado à medida que se traçam metas. O líder deve ser capaz de avaliar e interpertar os dados de que dispõe a fim de que alcance o que deseja, mas deve sempre estar atento aos prováveis riscos que corre para que estes sejam ao máximo reduzidos.

Unknown disse...

Ser lider é uma questão de visão, que por mais que a situação esteja difícil,ele encotra uma saída.O bom lider não se desespera porque ele sabe que a própia natureza tem suas estações e os seu limites assim segue o mercado, com altos e baixos, devemos criar estratégias para que as situações não nos pegue de surpresa.E para isso o bom líder deve se manter sempre informado.

Tiago Tonetto disse...

Já dizia Washington Luis Silva de Souza: "Liderança é a Arte de Motivar e Influenciar Pessoas", o líder tem o poder de levar as pessoas a lugares que elas jamais iriam sozinhas e isso pode ser bom ou ruim. Cabe ao lider incentivar e mostrar os caminhos para que seus liderandos busquem motivação para alcançar façanhas que nem mesmo eles se julgavam capazes de conseguir.

Lazaro disse...

Concordo com a idéia defendida pelo Clemente Nóbrega, de categorização. Tudo que será feito, ou tem idéia de fazer, deverá ser categorizado. Colocar a situação com suas variáveis, opções, e depois avaliar, decidir o melhor caminho a tomar com base nas informações que tinha mãos é a melhor atitude para um líder de uma empresa e até para as pessoas comuns.
Fazer esse sistema de categorização, como está escrito no texto, não garante o resultado, mas minimiza os riscos. A partir disto, acredito que os líderes das empresas “vivem” categorizando. Afinal, qualquer decisão equivocada, poderá abalá-la financeiramente ou até levar a falência, o que causa uma péssima imagem à organização. No final das contas, Clemente ainda complementa, “você pode fazer tudo certo e dançar (...)”.

Vanessa disse...

Um bom líder, deve sempre procurar obter o máximo de informações a respeito da situação com que se depara, analisar o ambiente, as variáveis que influenciam, etc. E só depois de analisá-las cuidadosamente deve tomar alguma decisão, traçar um plano de ação, melhorá-lo e por ele em prática. Nada garante que a decisão será a melhor possível, mas o risco de errar é diminuido consideravelmente.

Unknown disse...

Através do processo de inovação, sempre se corre o risco de alcançar o sucesso ou o fracasso. Por isso, é necessário, primeiramente, avaliar as variáveis que definem uma determinada situação e decidir pela melhor com base nas informações que se tem, visto que os objetivos só serão alcançados se corrermos riscos.

Fábio Righi da Silva disse...

Para conseguir algo é necessário arriscar. No caso do post, você iria se arriscar a ser assaltado ou pegar dengue, mas teria uma recompensa, sair com a mulher. Mas também poderia simplesmente ficar em casa e fazer o mesmo programa de sempre. No mundo dos negócios acontece o mesmo. No caso de Jack Welch, ele poderia simplesmente deixar a empresa como estava, mas preferiu fechar 73 fábricas, eliminar 232 produtos e demitir 100 000 funcionários para reestruturar a companhia. Foi um risco que ele correu e que deu certo.

Bruno Londero disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Londero disse...

O risco é tanto importante quanto uma oportunidade qualquer que seja. Quando o crescimento social, econômico e político é elevado, todos têm chances e alternativas e inovar torna-se imprescindível; as dificuldades impedem o agir sem pensar e fazem da gestão uma técnica de acurada cirúrgia institucional.
Um erro coloca tudo a perder mas, um acerto eleva a organização a patamares elevadíssimos de crescimento e lucros!

Unknown disse...

A vida em si, é em torno de objetivos, e para alcançar eles, precisamos tomar decisões,umas faceis outras dificeis,onde de fato, sempre haverá riscos.

Milena Da Cas disse...

Nos dias atuais, os líderes autoritários estão com os dias contados.As pessoas que são lideradas não aceitam mais serem destratadas sendo comparadas com máquinas. Em uma sociedade globalizada, onde a concorrência acirrada e alta competitividade são as regras do jogo, a criatividade e o talento dos colaboradores se tornam os maiores ativos de de qualquer organização. Todos os processos dentro de uma empresa precisam das pessoas, e as pessoas para exercerem com qualidade suas funções precisam estar comprometidas com aquilo que fazem e isto tem que partir da liderança. Logo o líder ideal é aquele capaz de despertar o potencial nas pessoas.
A inovação depende muito do mercado, se o meu produto não se adequar aos outros de melhor qualidade eu deixo de vender, logo devo investir para melhorar a situação atual. Mas se o mercado não aceita mais o meu produto, o melhor seria partir para outras formas de receita, fazendo novos produtos.

Unknown disse...

Se não arriscarmos, nunca saberemos se vai ser bom ou ruim, nesse caso o autor nunca saberá se teria sido assaltado ou picado pelo mosquito. Na empresa ou na vida lideramos quando a incerteza e o risco da decisão tomada são a nossa certeza.
Roselaine Naidon

Unknown disse...

Toda decisão envolve riscos. Melhor, tudo na vida envolve uma certa dose de riscos... o que o autor expõe é o fato de termos que saber utilizar as informações disponíveis para que seja tomada a melhor decisão possível ou minimizar os riscos decorrentes da decisão. Para isso, devemos deixar de lado certas afirmações como o autor exemplifica: ”as pessoas são mais importantes que a estratégia” e tomarmos a decisão baseado em fundamentos e informações.

tati disse...

Durante todo momento estamos sujeitos a riscos,tanto nos negócios como no cotidiano. Estar preparado para enfrentá-los é o problema. Por isso, categorizar riscos futuros, obtendo um número maior de informações para poder avaliá-los, pode ajudar a minimizar a ocorrência desses riscos.

Vander disse...

O bom líder não deve ter medo de correr riscos mas sim ter coragem e inovar, mas para isso deve-se analisar as variáveis que envolvem o risco que ele está assumindo, porque de nada adianta botar uma idéia na cabeça e achar que ela vai mudar o mundo, se o mundo não estiver pronto pra ser "mudado".

Unknown disse...

Um bom processo decisório deve ser analítico, participativo e planejado em qualquer tipo de circunstância e são as escolhas certas que apresentam um peso importante na evolução profissional. Atualmente há um número muito grande de informações disponíveis, o número de variáveis que devem ser consideradas e o período de tempo que os profissionais têm para tomada de decisão dificultam de certo modo o caminho a ser seguido pela entidade. Interessante é reunir o maior número de opções que tiver para que no limite de tempo disponível para aumentar a confiança do tomador da decisão ao efetuar uma escolha. Devendo sempre definir o problema ou oportunidade e o objetivo a ser alcançado.

Gabriel disse...

Toda decisão envolve riscos,porém e essencial ter a informação e saber usá-la,como è comentado no post.Como lider sempre temos antes de qualquer tomada de decisão avaliar o risco dessa atitude e quais os melhores caminhos a serem seguidos, baseando-se sempre em informações concretas.E para isso o bom líder deve se manter sempre informado sobre todas as variáveis do mercado para diminuir as chances de erro, e aumentar seus ganhos.

Aline P S Bandera disse...

"Minimizar" as chances de insucesso, avaliar as possibilidades (as variáveis)de cada situação, e decidir o melhor a ser feito com base nas informaçôes disponíveis é o que o líder deve fazer.
Usar a informação e capacidade para minimizar riscos, não para "garantir" os resultados é o que se faz em gestão.
Nenhum método é 100% seguro, toda e qualquer decisão tem chances de chegar ao sucesso ou ao fracasso, sendo assim devemos "categorizar" as opções, e por em prática as que após minimizadas nos oferecem menor risco.