segunda-feira, 7 de abril de 2008

Categorizando a mudança (II)-o que um líder deve fazer mesmo?

Se um líder deseja que sua empresa adote um rumo diferente daquele em que está acostumada, ele tem de induzir os colaboradores da empresa a querer a mesma coisa, se não, vai fracassar.
Como tudo em gestão, o primeiro passo é anamnese. Avaliação.Julgamento.
Comece avaliando o grau de concordância dos colaboradores quanto à mudança a ser feita. É subjetivo (como tudo em gestão). Depende da sensibilidade de quem está julgando (como tudo em gestão). Falhe nisso e você está morto.
Como se “mede” esse grau de concordância?
Por meio das duas dimensões que definem nosso esquema de categorização neste caso: o primeiro é o nível de concordância sobre o que esperam que a empresa seja. Isso define suas expectativas sobre para onde eles querem que a empresa vá. O outro, é sobre o que fazer para que essa expectativa seja satisfeita.
a- O que as pessoas querem que a empresa seja? Elas sempre têm uma percepção sobre os ganhos que cada um terá, participando dessa visão. Se, por exemplo, você pergunta isso a um colaborador da Microsoft, ele vai responder: “nossa empresa tem de ser a “dona” da mesa de trabalho de todas as pessoas que trabalham com PCs no mundo inteiro. Todos os softwares que elas usam têm que ser MS”. Isso tem definido a cultura da MS há décadas. Qualquer mudança que se proponha para a MS só será aceita se estiver de acordo com as razões pelas quais os colaboradores escolheram trabalhar ali. Elas querem estar na empresa líder nas aplicações para PCs em todas as mesas do mundo em que haja um computador! Isso definirá a direção em que eles acham em que a empresa deve ir.
b-Grau de concordância quanto ao que fazer para chegar lá. O que devemos fazer para chegar a essa visão compartilhada que temos sobre a empresa ?
Quando as pessoas compartilham um entendimento quanto à causas e efeitos, elas vão concordar quase sempre quanto ao que fazer (que processos adotar). Caso contrário não,e aí o líder tem que usar a ferramenta adequada para fazer a mudança acontecer.Vamos ver isso mais de perto no próximo post.

Este post e os seguintes sobre liderança,são adaptações livres de “The Tools for Cooperation and Change”- Clayton Christensen,Matt Marx & Howard Stevenson—Harvard Business Review october 2006

33 comentários:

Anônimo disse...

O maior pilar de uma organização, fora seus clientes (quem compra seus produtos/serviços), são os colaboradores.
Para que uma empresa cresça e prospere, todos seus funcionários devem estar em sintonia com o objetivo da empresa.
De nada adianta a alta cúpula lutar por resultados se o chão de fábrica nem ao menos sabe qual é a visão e missão da organização.
Para essa tarefa existe o líder, único capaz de levar seus colaboradores ao mesmo caminho. E como deve fazer isso? Não sei, cada caso é um caso.

lariane marmor disse...

é certo que quando a organização vai fazer uma mudança a primeira coisa a se fazer é cuidar da motivação dos colaboradores. Eles precisam saber quais os novos objetivos,as expectativas para o futuro,os planos da organização e qual mercado quer atingir.Logo após a essa apresentação, os colaboradores decidirão se concordarão ou não com tais mudanças e deverão exercer sua atividades de acordo, é claro que o sucesso só ocorrerá se todos "vestirem a camisa" da organização. Portanto, é de fundamental importância a atuação do líder.

gicelda disse...

Um líder dentro de uma empresa é fundamental para que ela funcione bem, ele é responsável pela união, vontade,luta, capaz de levar os colaboradores ao mesmo caminho e que vistam a camisa da empresa.
Segundo o texto,não um líder que somente ele tome as decisões e sim aceita ,pergunta as opiniões dos outros.Pois a empresa com bom líder,com colaboradores satisfeitos eles também sabem o que é melhor pra empresa e sabem o que fazer pra ajudar,essa é a união, assim a empresa anda bem e funciona bem.

Luciana disse...

Realmente o sucesso de uma empresa não ocorre se os colaboradores não estiverem dispostos a "vestir a camiseta". Num primeiro momento vai ser dificil de constatar se eles vão se submeter a certas mudanças e o que realmente esperam. Não adianta chegar transformando tudo sem a consulta às espectativas dos funcionários, pois o fracasso é certo. Faz-se necessário saber se ele estará apto a certas mudanças e o que ele espera da organização, então a avaliação e o julgamento são os primeiros passos de um lider. Depois disso é que ocorre a tomada de decisão.

Unknown disse...

Um líder, para fazer as mudanças as quais decidiu, não pode simplesmente impô-las a empresa, deve primeiramente apresentar a sua idéia para seus colaboradores. Claro que, de maneira a convencê-los, pois se esta é a melhor decisão a ser tomada, os colaboradores tem de pensar o mesmo e querer contribuir para esta mudança dar certo. Sem a aceitação deles a empresa não tem como seguir em frente. O sucesso depende de todos os membros da organização terem o mesmo objetivo e lutarem por ele.

Micheli Kirsch

Josy Ctb disse...
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Josy Ctb disse...
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Josy Ctb disse...
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Unknown disse...

O líder deve ser capaz de criar um ambiente que propicie que os colaboradores se motivem a atingir as metas, aumentando também a eficiência do trabalho. Mas antes disso, deve mostrar a eles quais são os objetivos da empresa e convencê-los de que é possível atingir tais objetivos, sendo não apenas um líder de direito, mas também de fato.

Rubem Mateus Ziegler

Josy Ctb disse...

Diante disso, vemos que um líder não tem poder algum numa organização sem o apoio de seus colaboradores. Para mudar algo numa empresa, é necessário o apoio total deles, pois serão afetados diretamente pelo resultado dessa mudança. Logo, para convencê-los é preciso agir com persuasão, mostrar os possíveis resultados dessa inovação e os benefícios que poderão ser alcançados.

Joseana Pergher

Unknown disse...

o papel do lider é esse mesmo, mostrar, ensinar, incentivar os colaboradores da empresa, mostrar o rumo a seguir, e como seguir, o lider que consegue isso, consegue a confiança da direção e o respeito e colabração dos funcionarios.

Eliane Peres disse...

O verdadeiro líder deve atender às expectativas da organização e fazer com que a organização atenda às expectativas de seus colaboradores, tendo com isto, a obtenção da eficiência e da eficácia nas ações, e, assim, todos saem ganhando. O papel de um líder é de grande importância, pois este contribui não só para com o desenvolvimento organizacional, mas também, para com o desenvolvimento pessoal.

Unknown disse...

O novo líder do século XXI deve ser diferente de tudo o que possa vincular a sua posição a um status de poder autoritário. Ao contrário; precisa desenvolver uma perfeita habilidade para conduzir sua autoridade, influenciando e motivando seus liderados, estimulando-os a contribuir para a realização do objetivo ou do projeto em execução. Deve socializar as responsabilidades de maneira sutil, vinculando o sucesso de cada membro ao sucesso do grupo. Obviamente; sempre será necessário exercer alguma forma de poder para liderar uma equipe. No entanto, o autoritarismo deve ser descartado e substituído por preceitos mais eficientes embasados em relações mais humanas. O líder do século XXI alcançará status pela sua capacidade em lidar com as diferenças, respeitando-as e utilizando-as como fator decisivo para o progresso do projeto e para o bem comum, ao mesmo tempo. O líder do futuro é aquele que respeita os seus liderados, permitindo e até estimulando o desenvolvimento das competências e habilidades da equipe, exercendo seu "poder" de uma forma mais humana. Só assim, poderá ser respeitado de fato, pelo seu modo de ser embasado em preceitos de ética, justiça, equilíbrio e por um entusiasmo que contagia todo o grupo. Em outras palavras, o novo líder é aquele que suprime o exercício do poder para exercitar a autoridade motivadora. Ao invés de controlar pelo medo, contagia a equipe, encorajando as pessoas a se sentirem mais seguras, dignas e necessárias ao bom desempenho das tarefas que lhes são confiadas.

Tiago Tonetto disse...

Como já antes comentado, o lider não consegue motivar um colaborador da sua equipe de forma propriamente dita. A motivação tem que vir do prórpio colaborador, processo que deve ser estimulado e acompanhado pelo líder. No entanto quando isto não acontece, a liderança deve tomar decisões pertinentes a situação. Os processos de certificação ISO demonstram esta situação, desde a alta administração até os funcionários terceirizados devem estar conscientes e atuantes para conseguir obter o sucesso.

Lazaro disse...

Atrás de uma grande empresa de sucesso, certamente, estará um grande líder! Uma organização não se resume em apenas administradores, mas sim, administradores, colaboradores e muitas outras pessoas que trabalham nela. Qualquer mudança que acontecerá na empresa deve estar a par de todos, sendo que o líder não pode se comportar como autoritário ao propor mudanças à organização.
Concordo quando é dito no texto, que o líder deve induzir os colaboradores da empresa a querer a mesma coisa. Este líder, deve sim, avaliar a concordância, o entendimento comum dos colaboradores quanto à mudança proposta. Ele deve ver para onde estas pessoas querem que a empresa vá, e o que elas estão dispostas a fazer para ela chegar até lá. Avaliar, julgar corretamente o que pensam as pessoas que trabalham na empresa, talvez, seja o ponto-chave para não fracassar, como é o caso da Microsoft, empresa líder no ramo da informática, onde os colaboradores que trabalham nela sabem muito bem onde querem que ela cheque! “nossa empresa tem que ser a “dona” da mesa de trabalho de todas as pessoas que trabalham com PCs no mundo inteiro”.

Unknown disse...

O líder da organização deve ter a percepção aguçada para avaliar o “cada caso é um caso”, e decidir qual a melhor decisão para a situação a ser definida.
Deve dosar: coordenação dos subordinados de forma respeitosa e estimulante e, ao mesmo tempo com determinação e autoridade.
Pois não existem uma fórmulas definidas para tomar decisões bem sucedidas.

Vanessa disse...

Com certeza um dos fatores determinantes para uma empresa ter sucesso ou não é a competência de seu líder, uma vez que cabe a ele a tomada de muitas decisões importantes. Mas,acima de tudo ele precisa possuir a capacidade de mobilizar seus subordinados. Não basta apenas o líder decidir mudar algo e impor sua decisão, ele deve tentar convencer seus subordinados de que a mudança vai ser positiva para a empresa e consequentemente para eles. O líder precisa dialogar, abrir espaço para que os subordinados possam expressar suas opiniões, buscar um consenso. Dessa forma as pessoas se sentirão mais valorizadas e se empenharão mais, o que aumentará a produtividade e a satisfação. O líder deve ser democrático, buscar a união e colaboração máxima de seus subordinados, para que juntos possam ajudar a empresa a crescer.

Vanessa disse...
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Unknown disse...

Os líderes devem ser capazes de implementar a mudança, de fazer as coisas acontecerem, identificando o que deve ficar como está, o que deve mudar primeiro e quais os métodos mais indicados para que isso ocorra. É necessário também que mantenham um excelente relacionamento com seus colaboradores, ajudando, administrando e servindo de exemplo no processo de mudança das organizações.

Fábio Righi da Silva disse...

Um funcionário dificilmente vai aprovar uma mudança, se ele não sentir que a empresa se preocupa com ele. Em primeiro lugar, a empresa deve demonstrar uma preocupação com o funcionário, e mostrar que a opinião dele interessa à empresa. Deve haver palestras que mostrem os benefícios da mudança.

Bruno Londero disse...

A capacidade de liderar exige muito mais que simples poder de comando. Demanda-se uma união de esforços a fim de atingir um objetivo organizacional estipulado.
o Lider é o individuo capaz de unir os recursos humanos e psicológicos em torno de ações comuns, mesmo diante da variabilidade de anseios e metas pessoais dos funcionários.

Unknown disse...

um líder deve estar sempre se perguntando o que seus colaboradores pensam, e o que eles querem, pois assim juntamente com o que ele quer que eles façam, possa tirar o melhor proveito e resultado dos mesmos.

Unknown disse...

Uma organização que busca a excelência é essencial que as pessoas que a integram se envolvam e se comprometam com esse ideal.
Para estimular o envolvimento pessoal é necessário o envolvimento da direção da organização e estar bem claro o propósito desta. O envolvimento desta direção, ou liderança, será decisiva no processo, pois isso irá estimular seus colaboradores a buscar a excelência.
As mudanças que ocorrem atualmente no perfil dos clientes está exigindo o envolvimento e comprometimento de todas as pessoas que fazem parte da organização direta e indiretamente e não apenas de um único executivo de escalão superior.

"A liderança se torna fundamental na medida
em que é um caminho para se levar para dentro
das organizações a possibilidade de que
todos os seus profissionais tenham acesso ao
modelo da organização e possam, juntos, ir em
busca da excelência."
Élcio Aníbal de Lucca
(Fonte: FNQ: Classe Mundial, 2004)

Milena Da Cas disse...

Não existe empresa sem colaboradores, e nem colaboradores sem empresa. então ambos devem trabalhar em sintonia para que todos façam da melhor maneira o serviço buscando, dessa forma, atingir os objetivos e metas que a empresa busca atender.
Na hora de uma inovação, o líder deve preparar e achar a melhor forma de satisfazer seus colaboradores, afinal ningém tem um trabalho 100% produtivo se não estiver motivado. Cabe ao líder, saber lidar com pessoas e fazer com que essas vistam a camiseta da empresa para que, dessa forma, todos os objetivos sejam atingidos.

tati disse...

O líder é quem determinará o caminho das mudanças, que estratégias irá usar, definirá como apresentar essas mudanças aos colaboradores e também aos funcionários da empresa. E todos de comum acordo traçarão o novo rumo da empresa.Para isso o líder deve ser capaz, autêntico, democrático e eficaz nas suas ações e tomadas de decisão.

Unknown disse...

Bem... acho que se há mudança é porque ela é parte necessária do planejamento estratégico da empresa e, desse modo, se ela for mal administrada pelo líder que está a frente do trabalho, prejudicará o bom andamento das atividades da organização. Assim, o líder deve planejar a mudança de modo que não haja discordância entre os colaboradores, pois estes geralmente são resistentes a transições e mudanças repentinas. Entendo que as mudanças devem ser realizadas de modo gradual, para que não haja um forte impacto no trabalho dos colaboradores.

Unknown disse...

Acredito que o “poderoso chefão” esta em decadência, o líder de hoje tem o poder de influenciar as pessoas que o cercam, serve de exemplo aos colaboradores, sabe reconhecer as necessidades e os desafios da empresa e compartilha com clareza e precisão aos colaboradores, criando uma impressão positiva e encorajadora. Deve também desempenhar vários papeis de acordo com a situação apresentada, fazendo com que os subordinados sintam se encorajados e comprometidos com o sucesso da empresa, promovendo e motivando a ação de todos. E ainda deve sempre estar confiante, despertando o desejo e fazendo com que as pessoas da organização se sintam importantes e reconhecidas. Assim o líder consegue a cooperação da equipe e não a obediência.
Roselaine Naidon

Unknown disse...

Os colaboradores precisam vestir a camisa da empresa onde trabalham, caso isso não ocorrá naturalmente o líder deverá estimular a auto-motivação de cada um, os colaboradores precisam ter adoração pelo que fazem e pela organização que representam.

Unknown disse...

Um item muito importante em qualquer tipo de entidade sendo pública ou privada é a motivação dos "colaboradores", o relacionamento no ambiente de trabalho, a força de ser cobrado e o exemplo de que está em níveis superiores como supervisores. A forma como se permite a participação dos funcionários na hora de se tomar determinada atitude é bastante interessante, não apenas impondo as condições que deverão ser implantadas. Uma pessoa que consiga manter harmonia no setor ou ambiente de trabalho é alguém que merece meus parabéns, permeado com imparcialidade em alguns momentos.

Rafael Porciuncula Dias da Costa disse...

É de fundamental importância estar a par da opinião dos colaboradores, para justamente na hora de fazer alguma mudança na empresa estar ciente de quais o poderão ajudar numa primeira mudança, fazendo com que estes vão “contaminando” o resto dos colaboradores com as novas idéias.
Sendo assim, permitindo uma mudança sem maiores complicações.

Vander disse...

Um líder tem papel fundamental dentro da empresa isso é indiscutível, mas sem os funcionários a empresa não opera; e para esse bom funcionamento deve existir um elo entre essas duas partes, pois aí sim conseguirão juntos implantar as mudanças e juntos começar a colher os frutos.

Gabriel disse...

Um líder dentro de uma organização deve ter a percepção para agir de maneira que todos os seus colaboradores possam se sentirem mais seguros, dignos e necessários ao bom desempenho das tarefas que lhes são confiadas.Para que uma empresa cresça , todos seus funcionários devem estar em sintonia com o objetivo da empresa.Realmente o sucesso de uma empresa não ocorre se os colaboradores não estiverem dispostos a vestir a camiseta.Portanto o papel de um líder é de grande importância, não só para com o desenvolvimento organizacional, mas também, para com o desenvolvimento pessoal.

Aline P S Bandera disse...

Um líder tem a tarefa de coordenar seus colaboradores, através do incentivo, convencendo-os para que lutem para o crescimento da empresa em que trabalham. Passando a idéia de que através de muito esforço, de metas a serem cumpridas e união entre si..., literalmente "vestindo a camiseta", é a maneira de se chegar ao sucesso.
Mas para que isso ocorra, é necessário que o líder seja capaz de aceitar e ouvir a opinião de seus colaboradores, para que todos trabalhem com o mesmo objetivo, de fazer com que sua empresa se torne líder em excelência.
Sendo assim, o papel do líder, após traçar uma nova mudança em conjunto com seus colaboradores , é colocá-la em prática, mostrando-lhes o melhor caminho.