terça-feira, 29 de abril de 2008

• “A produtividade deve ser um processo sistêmico, onde todos os colaboradores devem participar”

• “A produtividade deve ser um processo sistêmico, onde todos os colaboradores devem participar”




• entrevistas

O coordenador do Grupo Gera Ação e assessor do presidente da Petrobras, Irani Varella, acredita que as instituições devem estar atentas à competência e não somente à competitividade. Para Varella, a sustentabilidade é outro ponto fundamental para balizar uma gestão ativa e eficiente. Ele foi um dos palestrantes da 43ª Reunião da Qualidade, onde apresentou seu trabalho junto ao Grupo Gera Ação, sob a coordenação da Petrobras. Confira abaixo a entrevista completa.


Equipe Editorial: O grupo Gera Ação tem como objetivo tratar de temas como Qualidade, Produtividade e Competitividade. Qual sua visão em relação a estes três pontos para uma gestão empresarial?
Irani Varella: Gostaria de destacar a competitividade. Quando estamos falando em competitividade significa competência. A produtividade deve ser um processo sistêmico, onde todos os colaboradores devem participar para levar um produto de qualidade ao consumidor final. O grupo Gera Ação busca agrupar todas as instituições que contemplem estes três requisitos citados na pergunta. Acreditamos que com este trabalho levaremos os preceitos da qualidade para todas as regiões do Brasil.

Equipe Editorial: Qualidade, Produtividade e Competitividade estão interligadas e servem como pilares básicos para o sucesso de uma empresa?
Varella: Sem dúvida. Cada vez mais os mercados e a sociedade exigem esta evolução e pensamento. Estar focado nestes processos é fundamental para a saúde de qualquer instituição. E para atingirmos um patamar elevado de excelência devemos estar focados na competitividade sustentável. Sem sustentabilidade, nenhum processo é duradouro e eficiente. Quero destacar que a excelência deve ser um processo permanente e evolutivo. Deve haver um constante aprimoramento para permanecermos em um mercado voraz e exigente.

Equipe Editorial: Como a Petrobras tem trabalhado a Gestão da Qualidade?
Varella: A Petrobras é uma das pioneiras no Brasil em aplicação dos conceitos da qualidade. Isto ocorre desde a década de 70. Buscamos sempre contemplar os critérios da Gestão da Qualidade para darmos andamento em nossos projetos. A Petrobras foi a única estatal que participou da criação da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), além de, utilizar sistematicamente as ferramentas criadas por esta instituição. Gostaria de destacar que este ano a Área de Abastecimento da Petrobras ganhou o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), isto mostra a importância que damos para estes preceitos de qualidade. Nacionalmente foi a maior instituição a ganhar este reconhecimento.

Equipe Editorial: É mais complexo o processo da Qualidade em uma empresa estatal?
Varella: Não vejo desta forma. Todavia, é preciso uma liderança forte e participativa para dar andamento a este processo de implantação da Qualidade. O papel do líder é fundamental para a disseminação da Qualidade na empresa.

Equipe Editorial: O que é mais difícil? Implantar ou manter a Gestão da Qualidade?
Varella: Interessante este questionamento. Qualquer projeto desenvolvido deve estar balizado por uma constante busca pela evolução. Jamais deve ser um processo estático. Portanto, implantar é mais complexo que manter a Gestão da Qualidade. Não que a manutenção deva ser deixada para segundo plano, mas a instalação de uma nova mentalidade leva mais tempo para ser absorvida por todos os colaboradores de um governo ou de uma instituição.

Equipe Editorial: A sustentabilidade é um tema em evidência. Como a Petrobras está trabalhando esta questão?
Varella: Nós temos um projeto estratégico para este quesito. Nós aumentamos a interação entre todos os setores da empresa neste sentido. É preciso que estejamos integralmente envolvidos com esta questão. Estamos focados em três pontos nevrálgicos da sustentabilidade: meio ambiente, cidadania e economia.

Equipe Editorial: Quais os projetos da Petrobras para os próximos anos?
Varella: Destacaria a participação da Petrobras nos projetos de melhoria de gestão pública, nossa atuação em conjunto com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) para levar o conceito da excelência para o Brasil e juntamente com o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) estamos participando do projeto de melhoria da gestão nos Hospitais Filantrópicos.



Abril/2008



Entrevista concedida com exclusividade para a equipe editorial do PortalQualidade.com.
Coordenação editorial: Raquel Boechat
Redação: Guilherme Ferreira
Crédito da foto: Mathias Cramer

Enfato Comunicação Empresarial
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11 comentários:

Unknown disse...

A entrevista traz a Qualidade interligada com produtividade e competitividade. Deve-se haver competência de modo que todos os colaboradores participem do processo produtivo de forma sistêmica para se obter um produto com qualidade para o cliente. Varella destaca que estes três itens são de fundamental importância para se conquistar a excelência, ressaltando que a própria Petrobrás constitui um exemplo de gestão de qualidade que aplica estas ferramentas sistematicamente, aliado ainda a sustentabilidade. Ele dá ênfase que nenhum processo se mantém hoje em dia sem competitividade sustentável. A entrevista destaca ainda de como é fundamental o papel do líder para a disseminação da Qualidade na empresa, pois depende dele, claramente, do seu apoio ou não, a implementação desta nova gestão.

Micheli Kirsch

Vanessa disse...

Para que uma instituição obter sucesso e êxito em longo prazo deve sempre estar atenta a esses três pontos: Qualidade, Produtividade e Competitividade. Sendo a sustentabilidade é outro ponto a ser considerado em uma gestão ativa e eficiente, é preciso pensar no futuro da organização, não apenas na situação atual, o que exige planejamento. As empresas precisam estar continuamente em busca da excelência, tentando aprimorar seu produto para que possam se manter no mercado.

Josy Ctb disse...

Para obter uma boa produtividade faz-se necessário a participação de todos os colaboradores da organização. Por isso, as empresas devem investir em treinamento e capacitação contínua junto aos seus colaboradores. Também é necessária a presença de um líder participativo e que dê condições necessárias para os colaboradores se motivarem. A produção em um ambiente agradável faz com que aumentem o desempenho e a habilidade de fazer suas atividades. Devido a tantos resultados positivos, o processo de Gestão da Qualidade deveria ser implantado em mais empresas estatais.

Joseana Pergher

Unknown disse...

A Gestão da Qualidade deve ser um processo em que todos os colaboradores tem de estar conscientes de sua participação. A entrevista mostra que é possível implantar a gestão em estatais. Seria muito interessante ver a aplicacão da gestão da qualidade em outros órgãos do governo, que muitas vezes, desperdiçam recursos, utilizando-os de maneira incorreta ou ineficiente, aumentando os gastos do governo ou também chamado "custo-Brasil".

Rubem Mateus Ziegler.

Anônimo disse...

Acredito que a área econômica do país que mais necessita de Gestão da Qualidade seja a área pública. Mas aqui deixo de lado as estatais, visto que estas até que possuem conformidades com a Qualidade, e outras até são exemplo disso como a Petrobrás.
Mas o importante destacar é o tripé que movimenta a entrevista: Qualidade, Produtividade e Competitividade.
Devemos destacar que a Qualidade gera os demais, com toda a certeza, visto que a Qualidade abrange todos os setores da organização, aumentando, de maneira sustentável, a produtividade e a competitividade.
Se temos uma gestão concreta e excelente em Qualidade, temos como sustentar a capacidade produtiva da empresa, sem agredir meio-ambiente, os colaboradores, clientes etc, aumentando assim a competitividade da mesma, gerando uma imagem positiva junto aos clientes, o que torna a empresa, de um certo modo, mais competitiva.

Lázaro disse...

É incontestável que o mercado está exigindo maior qualidade dos produtos. As empresas para permanecer competindo neste mercado, buscando a excelência, melhorar continuamente para atender as exigências e conquistar clientes. Para que tudo isso ocorra, é fundamental, que todos estejam comprometidos na empresa com a causa, implantar e manter um processo de gestão da qualidade total.A Petrobrás é um ótimo exemplo, pois é pioneira no Brasil em aplicar os preceitos da qualidade. Ela usa a qualidade para dar andamento aos seus projetos.

Unknown disse...

A entrevista ressalta a importância da qualidade quando aliada a fatores como competitividade e produtividade. Para conseguir melhor qualidade, as entidades além de integrar todo ambiente (externo/interno) aos resultados esperados, monitorando resultados e relatando progressos devem motivar toda a equipe de trabalho. A alta qualidade é a melhor estratégia que uma empresa pode oferecer no mercado e a competitividade, por sua vez, é o grande trunfo do mercado. As companhias precisam aprender novas formas de concorrer, que incluam capacidade para desenvolver produtos e fornecê-los mais rapidamente, para ter um produto com melhor projeto e estilo, para aumentar a oferta de mais vantagens, para construir um relacionamento mutuamente vantajoso com o cliente no longo prazo e assim por diante. Também é necessário desenvolver um ambiente de trabalho harmônico, seja em seu aspecto físico ou no relacionamento com os colegas (ambiente limpo, seguro, arejado, num clima de amizade e confiança) e investir na formação básica e na qualificação profissional dos funcionários (cursos de alfabetização, supletivos, de habilidades e atualização tecnológica). Cabe, porém, a cada empresa definir os melhores caminhos para o sucesso, já que não existe regra geral quando o assunto é competitividade e produtividade.

gicelda disse...

Importante: deve-se ficar atento não somente a competitividade e sim a competência.Acredito que é por isso que a Petrobás é uma das pioneiras no Brasil em aplicação dos conceitos de qualidade porque muitas empresas por ai pensam somente na competitividade e não na sua competência.Mas como Varella diz quando falamos em competitividade significa competência,mas nem sempre.
Obervar também a importância do líder na implantação e disseminação da qualidade na empresa,pois implantar é bem mais díficil que manter a gestão da qualidade.
Qualidade,proditividade e competitividade estão interligados e servem como fonte para sucesso da empresa,acredito que com os três que todos os colaboradores participão para levar a qualidade ao consumidor final.

Aline P S Bandera disse...

Destaca-se na entrevista os três requisitos que servem de pilares e levam ao sucesso de uma empresa: Qualidade, Produtividade e Competitividade.
A competência em levar um produto de qualidade ao consumidor final, aliada a produtividade onde todos os colaboradores devem estar engajados.
Um exemplo é a Petrobrás, que desde a década de 70 vem buscando os critérios da Gestão de Qualidade.
É preciso estar integralmente focado na sustentabilidade, quanto ao meio ambiente, cidadania e economia, pois assim chegaremos a um resultado final de excelência.

Bruno Londero disse...

Com a leitura da reportagem é possivel observar que a simples adoção de práticas de qualidade no âmbito organizacional não são garantia de resultados significativos.
Deve haver uma conjunção de fatores físicos, produtivos e principalmente pessoais, pois a Gestão pela Qualidade pressupõe a sistematização dos processos e de todas as ações e objetivos da entidade.
Atitudes desestruturadas, por mais eficientes que pareçam, jamais iram suplantar os resultados obtidos com ações focadas e generalizadas.

Fábio Righi da Silva disse...

É fundamental para uma empresa, principalmente nas de grande porte como a Petrobrás, que se consiga manter uma boa competitividade perante seus concorrentes. E isso só é possível com uma boa administração, que consiga fazer com que a empresa opere não apenas com uma grande produtividade, mas também com uma grande qualidade em seus produtos/serviços. Pois a qualidade é que vai ser o diferencial perante as concorrentes.